US Army apresenta visor HMD de alta definição para helicópteros AH-64E Apache. O Escritório Executivo para a Aviação do Exército Americano (US Army PEO Aviation), em conjunto com outros parceiros, apresentou um novo visor de mira de alta definição binocular HMD para os helicópteros de ataque Apache AH-64E. O PEO Aviation divulgou em nota, que os testes foram realizados no mês passado, no Redstone Army Airfield, Huntsville, Alabama.
Originalmente desenvolvidos para aeronaves de combate avançadas, o Protótipo 61º do novo visor binocular colorido de alta definição HMD (Helmet Mounted Display), está sendo desenvolvido como um potencial substituto para os atuais visores que equipam os helicópteros Apache AH-64E, bem como para os programas Future Attack Reconnaissance Aircraft (FARA) e Future Long-Range Assault Aircraft (FLRAA).
A demonstração realizada em Redstone, consistiu em 23 voos com um helicóptero AH-64E Apache Attack Versão 6, totalizando quase 30 horas de voos, conduzidos por 17 pilotos do Redstone Test Center (RTC), 101st Airborne Division e do Army Capability Management-Recon Attack. As surtidas serviram para familiarização, avaliação e pesquisa, com cada um dos tripulantes, que fornecerem um feedback totalmente positivo sobre as capacidades do novo equipamento.
Esta foi a fase mais importante no desenvolvimento do Protótipo 61º do Escritório Apache Sensors, que há meses realiza testes estáticos e em voos, envolvendo o fabricante do equipamento original (OEM), engenheiros de instrumentação do RTC, entre outros parceiros.
Durante várias semanas, pilotos da ativa do US Army avaliaram o novo HMD de alta definição, em voos diurnos e noturnos, para verificar a real melhoria da letalidade e sobrevivência para a aeronave. Os testes também serviram para qualificar positivamente o novo dispositivo, que se oferece como solução potencial para programas FVL (Future Vertical Lift), além de demonstrar a adaptação de simbologias de voo e de seleção de alvos, sobreposta aos sensores (Day/EO/IR), para maior consciência situacional. Também foram conduzidas surtidas com tiros reais de 30 mm, para demonstrar maior letalidade.
A nova tecnologia oferece aos pilotos uma ampla visão no entorno e abaixo da aeronave, e reduz a interferência de obstáculos visuais, melhorando a segurança de voo, a capacidade de sobrevivência em combate e a reduzindo a carga de trabalho dos pilotos.
O campo de visão de 61° permite que o piloto tenha 52° completos no vídeo combinado do Pilot Night Vision System (PNVS) Gen 2, e toda a simbologia conformal 2D e 3D sintética, bem como o sensor visual Display and Sight (DAS). O campo de visão de 61° também fornece linha de visão de baixa latência para simbologia 3D e realidade aumentada.
O HMD apresenta as informações críticas diretamente no campo de visão dos pilotos, o que é particularmente importante para operações de combate em altitude, onde há pouca margem para erros. Simbologias de visão tridimensional conformada e sintética, além de dados de sensor de voo tático e de missão, são apresentados em um amplo campo de visão em formato de “cockpit transparente”.
As cabines das aeronaves de combate do futuro serão mais complexas, especialmente considerando a enorme quantidade de dados recebidos de sensores embarcados e externos. Essas informações devem ser consideradas pelos pilotos em missão, para evitar ameaças e engajar os alvos de forma precisa. Esta nova tecnologia expandirá as capacidades dos pilotos, ao mesmo tempo que reduzirá a complexidade geral das tarefas. Embora esta demonstração não tivesse o objetivo de ser um evento teste para a aprovação e do sistema, ela foi considerada um grande sucesso.
Fonte: US Army PEO Aviation
@FFO