

US Army aposentará todos turboélices ISR até o final deste ano. O Exército dos EUA (US Army) planeja aposentar até o final de 2025, o restante das suas aeronaves turboélices de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR). O processo de desinvestimento começou em 2022 e tem como objetivo realocar recursos para o Sistema de Detecção e Exploração de Alta Precisão (HADES).

Esperava-se que as aeronaves – MC-12S Huron, RC-12X Guardrail e De Havilland EO-5C – permanecessem em serviço até que o HADES se tornasse operacional, previsto para depois de 2027. No entanto, esse cronograma foi alterado e o US Army utilizará aeronaves ISR contratadas de empresas até que o HADES esteja operacional. Não foram divulgados detalhes sobre esses contratos temporários.

Baseada no jato executivo de longo alcance Bombardier Global 6500, a plataforma HADES (designação ME-11B) está na fase de testes, com dois protótipos envolvidos. Pelo menos 12 ME-11B deve ser encomendados pelo US Army, que deve receber as primeiras aeronaves em 2027. Essa quantidade poderá sofrer alterações, com algumas indicações sugerindo que apenas seis HADES poderão ser comprados.

A desativação da frota ISR do Exército coincide com a aposentadoria das aeronaves U-28A e MC-12W pelo Comando de Operações Especiais da Força Aérea dos EUA (AFSOC), com muitas funções ISR sendo assumidas por Sistemas Espaciais e Sistemas Aéreos Não Tripulados (UAS).
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO