• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Uruguay recebe oferta para aquisição de H-60 Black Hawk

1 de dezembro de 2020
O Uruguai possui uma frota de nove helicópteros, entre eles meia dúzia de Bell Iroquois com quase 50 anos de uso (Foto: FAB).

O Governo do Uruguai recebeu recentemente uma proposta para substituir os veteranos Bell UH-1H, em operação na Fuerza Aérea Uruguaya (FAU) há mais de 45 anos. Duas empresas privadas norte-americanas, a Florida Supply e a Arista Aviation, em conformidade com o Departamento de Defesa dos EUA (MoD), e de acordo com o programa FMS (Foreign Military Sales), ofereceram para o Uruguai três helicópteros Black Hawk UH-60L, fabricados em 2004, e completamente revisados, incluindo com cockpit digitalizado. O valor total do pacote oferecido é de aproximadamente US$ 15 milhões.

A FAU reúne todos os seus helicópteros no Escuadrón Aéreo N°5 Helicópteros, da Brigada Aérea I, sediado no Aeroporto Internacional de Monteviéo (SUMU). A frota atual é composta por quatro Bell UH-1H Iroquois, três Bell 212 e dois Eurocopter AS-365N2.

Na proposta ofertada para o Governo Uruguaio, as aeronaves chegarão revisadas e com cockpit digitalizado (Foto: US Army).

Há alguns anos a FAU mantém parte dos seus Bell 212 deslocados na República Democrática do Congo, em apoio a Missão de Paz da ONU, MONUSC (Mission de l’Organisation des Nations Unies pour la stabilisation en République démocratique du Congo). O Uruguai é um tradicional apoiador das Nações Unidas em suas missões de paz pelo mundo, já tendo enviado tropas de capacetes azuis anteriormente para o Haiti, Eritreia e Etiópia. Apesar do ótimo desempenho, os Bell-212 atuam em um cenário conflagrado, muitas vezes sob intensas trocas de tiros, expondo tripulantes e a própria aeronave, por conta da pouca autoproteção. A oferta dos Black Hawk justifica-se como uma alternativa mais adequada para atuar neste tipo de missão.

O H-60L Black Hawk pode transportar até 17 soldados, ou 6 macas com acompanhantes, até duas toneladas de carga interna, ou até 4.500 kg de carga externa. Os pods externos pode receber armamentos ou até quatro tanques de combustível extras, o que aumenta sobremaneira a sua autonomia, inclusive podendo realizar longas missões SAR (Busca e Resgate) sobre o mar, tão necessário para o Uruguai. Além disso, podem ser reabastecidos em voo, uma alternativa que se mostrará viável com os dois novos KC-130 Hércules, recentemente adquiridos da Espanha.

A oferta das empresas Florida Supply, sediada em Orlando e Arista Aviation, no Alabama, envolve três helicópteros Sikorsky UH-60L revisados e inspecionados, a um preço básico unitário de US$ 4.950.000, com a opção da aquisição de peças, ferramentas e treinamento através do programa FMS.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login