
The border bend of the Parana River. The sky and the forest on the banks of the river.

Uruguai receberá seus dois primeiros A-29 Super Tucano no início de 2026. A Força Aérea Uruguaia (FAU) está realizando obras na infraestrutura da Base Aérea de Durazno, com o objetivo preparar as suas instalações para receber os dois primeiros caças Embraer A-29 Super Tucano, esperados para o início de 2026.
Originalmente a FAU esperava receber seus primeiros Super Tucanos até o final deste ano de 2025. Em julho passado, uma reunião do Programa A-29 Super Tucano da FAU apresentou os progressos nas etapas de treinamento e de prontidão para aceitação das aeronaves, mas ajustes necessários em Durazno adiaram a entrega dos novos caças para o início de 2026.
Em agosto de 2024, o governo do Uruguai assinou o pedido firme de um A-29 Super Tucano e a opção de compra de mais cinco aeronaves, o que foi convertido em pedido firme no último dia 14 de janeiro. Além dos seis A-29, a FAU adquiriu equipamentos de missão, serviços de logística integrada e um simulador de voo.
A incorporação desta nova plataforma faz parte do processo de modernização da Força Aérea Uruguaia, que busca restaurar as capacidades de ataque leve, vigilância e apoio aéreo aproximado, perdidas após a aposentadoria dos IA-58 Pucará e as limitações operacionais dos envelhecidos Cessna A-37 Dragonfly.
Fonte: Notícias 5
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO