Força Aérea Uruguaia realiza MEDEVAC no Congo. Na última quarta-feira (02/06), um helicóptero da Fuerza Aérea Uruguaya (FAU), em operação para a Missão de Paz da ONU na África, realizou uma evacuação médica (EVAM) de um cidadão congolês com problemas cardíacos.
O helicóptero Bell 212, pertencente ao Escuadrón Aéreo N° 5 (Helicópteros), matrícula UNO851, deslocado no Congo, transportou o paciente e uma equipe de médica paquistanesa, da cidade de Mikenge, até o heliporto de Alfajiri, em Bukavu. A missão de aproximadamente três horas de voo, foi realizada com sucesso.
Desde 2003 o Uruguai apoia a Missão das Nações Unidas para a Estabilização na República Democrática do Congo (MONUSCO), com um contingente militar destacado no país africano. Em 2010, a FAU ativou a URUAVU (Unidade de Aviação do Uruguai), com a implantação de helicópteros em apoio as operações aéreas no Aeroporto de Kavumu (IATA: BKY / ICAO: FZMA).
A URUAVU tem a responsabilidade de realizar missões de transporte aéreo sob as atribuições da ONU. As tarefas específicas realizadas pelos helicópteros Bell 212 são reconhecimento, busca e salvamento, CASEVAC (Evacuação de Vítimas) e MEDEVAC/EVAM (Evacuações Aeromédicas), transporte de cargas, passageiros e autoridades, carga externa, entre outros.
@FFO