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Uruguai negocia a compra de oito BAE Hawk para a FAU

19 de abril de 2023
Uruguai negocia a compra de oito BAE Hawk para a FAU. As aeronaves oferecidas são ex-Royal Malaysian Air Force (Foto: RMAF).
Uruguai negocia a compra de oito BAE Hawk para a FAU. As aeronaves oferecidas são ex-Royal Malaysian Air Force (Foto: RMAF).

Uruguai negocia a compra de oito BAE Hawk para a FAU. A empresa americana Falcon Air propôs à Força Aérea Uruguaia (FAU) a compra de 8 caças British Aerospace (BAE) Hawk nas versões 200 (monoplace) e 100 (biplace), com um pacote de treinamento completo e mais de US$ 100 milhões em peças de reposição incluso.

Seriam equipamentos construídos em meados dos anos 90 e com um grau apreciável de manutenção e horas remanescentes. Eles apresentam um motor Adour 951 de desempenho aprimorado (avaliado em 29,00 kN (6.520 lb) de empuxo) que tem até o dobro da vida útil do Adour Mk 871 original.

Hawk 200 e 100 – O Hawk 200 tem 7 hardpoints externos com quatro pilones sob as asas, um pilone sob a fuselagem e estações de mísseis ar-ar nas pontas das asas. A quantidade de pilones permite que ele leve uma boa quantidade de aramas, incluindo mísseis ar-ar, bombas convencionais, anti-pista, antipessoal e contra blindagem leve, foguetes e tanques de combustível externos, além de um canhão Aden de 30 mm com 120 cartuchos.

O Hawk 200 (monoplace) também é equipado com um radar multímodo Northrop Grumman AN/APG-66H, sistema de navegação inercial com giroscópio a laser LINS 300, sensor de dados aéreos e computador de missão. Os sistemas são conectados com um barramento digital duplo MIL-STD-1553B. Um sistema de alerta de radar (RWR) BAE SkyGuardian 200também está incluído.

Já os dois BAE Hawk Mk100 (biplace) apresentam um telêmetro a laser Ferranti, um FLIR Marconi, e também um sistemas de autoproteção (RWR) BAE SkyGuardian e capacidade para empregar dispensadores automáticos ou manuais de Chaff/Flare Vinten.

O pacote inclui 10 assentos ejetáveis ​​Martin Baker Mk.10 com inspeção anual pós-entrega de 5 anos; 3 inspeções de motores pós-entrega de 250, 500 e 750 horas (oito motores ao todo), além de pacote de treinamento completo de 1 a 4 semanas no exterior para pilotos, mecânicos, técnicos aeronáuticos e pessoal de comunicações, bem como equipamentos de operação de solo, bancada de teste e 5.000 peças de reposição.

Uruguai negocia a compra de oito BAE Hawk para a FAU. As aeronaves oferecidas são ex-Royal Malaysian Air Force tipo Hawk 100 e 200 (Foto: RMAF).
Uruguai negocia a compra de oito BAE Hawk para a FAU. As aeronaves oferecidas são ex-Royal Malaysian Air Force tipo Hawk 100 e 200 (Foto: RMAF).

Opcionalmente também foi oferecido um pacote de enlace de dados (datalink), vídeo e comunicações em tempo real de nível militar, para uso entre aeronaves BAE Hawks e também com aeronaves de apoio e reconhecimento próximo ou estações terrestres e controladores de tráfego aéreo no solo, bem como Centros de Comando, que estejam equipados com datalink. Existe a possibilidade também, mediante convênio, de desenvolver também um glass cockpit (aviônica digital) de 5ª Geração para os Hawks.

A oferta também inclui tarefas de remodelação do hangar para abrigar a manutenção e a logística, custos legais, uma fuselagem e um motor sobressalente. Essa proposta também poderia incluir até 6 aeronaves EMB-312F Tucano ou similares atualizadas, por pouco mais de US$100 milhões. Se for concluído com os dois modelos (Hawk e Tucano), não só equiparia o Esquadrão Aéreo nº 2 – equipado com os A-37B Dragonfly e também reativaria também o Esquadrão Aéreo nº 1, que empregava os IA 58 Pucará, ora desativados.

A oferta inclui os seguintes itens:

  • 6 BAE Hawk Mk 200 – monoplace com radares, computador de missão, RWR sistema, telêmetros a laser, chaff/flares.
  • 2 BAE Hawk Mk 100 – biplaces com FLIR, telêmetros a laser, chaff/flares.
  • 10 assentos ejetáveis tipo Martin Baker Mk.10 (Zero x Zero) com inspeção anual por 5 anos após a entrega.
  • 8 Certificados completos de inspeção da aeronave antes da entrega.
  • 6 certificados de inspeção de radares (Hawk 200).
  • 3 Inspeções de Motor (3×8) de 250, 500 e 750 horas após a entrega.
  • 1 simulador de treinamento de procedimentos de voo.
  • 1 datalink de nível militar, comunicações e pacote de vídeo em tempo real.
  • 1 pacote de datalink, comunicações e vídeo em tempo real de nível militar entre aeronaves BAE Hawks e aeronaves de reabastecimento, reconhecimento e apoio aproximado.
  • 1 pacote datalink para estações terrestres e controladores de tráfego aéreo no solo.
  • 2 centros de comando e controle com datalink, sistema de gerenciamento de comunicações e vídeo para aeronaves e controladores de tráfego aéreo no solo.
  • 1 Pacote de formação internacional para 24 pilotos, mecânicos, técnicos aeronáuticos e comunicações de 1 a 4 semanas cada (tudo pago).
  • 1 Pacote de 6 inspeções de controle de qualidade de processo para 3 pessoas por 1 semana cada (todo o pagamento).
  • 1 Pacote de equipamentos de operação de aeronaves no solo e bancadas de teste.
  • 5.000 peças sobressalentes/itens de linha – valor = 100 milhões
  • 1 Pacote de condicionamento de hangar de manutenção e racks logísticos para peças.
  • Todas as despesas para aspectos legais cobertas.
  • Fuselagem sobressalente.
  • Células sobressalentes e módulos do motor.
  • Translado das aeronaves para o Uruguai.
  • Translado das de peças de reposição para o Uruguai.

Por: Javier Bonilla – Fonte: https://www.defensa.com

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