Uruguai negocia a compra de 12 A-29 Super Tucanos do Brasil. O ministro da Defesa do Uruguai, Javier Fernando García Duchini, confirmou em uma entrevista à imprensa local, que o seu governo está negociando com o Brasil a aquisição de um lote de aeronaves Super Tucano. Seriam 12 células avaliadas em US$ 3,5 milhões cada, que juntamente com equipamentos associados, formaria um pacote no valor total de US$ 40 milhões.
A negociação com o Brasil envolve a compra de uma dúzia aeronaves A-29 Super Tucano da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB). Além do pacote estar no alcance do orçamento do Uruguai, a aquisição dos caças da FAB conta com o apoio da FAU, que tem em seus quadros alguns pilotos treinados nos Super Tucanos brasileiros.
O ministro falou sobre a necessidade de preencher a lacuna aberta na defesa aérea do país em 2017, quando a Força Aérea Uruguaia (FAU) aposentou seus últimos turboélices FMA IA-58A Pucará. García destacou também que o alto preço de algumas plataformas ofertadas pelo mercado internacional inviabilizam qualquer aquisição mais ambiciosa, especialmente com as dificuldades econômicas impostas pela Pandemia do COVID-19.
García confirmou ainda que o Comandante da FAU, General Luis Heber De León Pepelescov, visitou o seu colega brasileiro, o Tenente Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Jr., em fevereiro deste ano, e que na sua agenda, entre outros assuntos, estava demonstrar o interesse uruguaio nos caças da FAB.
De acordo com o Infodefensa, as 12 células de Super Tucano envolvidas na negociação, seriam as mesmas que o governo brasileiro ofereceu anteriormente para Portugal e Ucrânia. A transferência poderia ocorrer imediatamente, dada a sua disponibilidade operacional.
@FFO