Uruguai e China assinam acordos na área de defesa militar. O Congresso uruguaio aprovou a implementação de acordos conjuntos com a China, nos estudos iniciados em 2019, quando ambos os países se comprometeram a aumentar a cooperação entre seus respectivos Ministérios da Defesa.
A cooperação em defesa entre Uruguai e China inclui, entre outros aspectos: “o intercâmbio e a cooperação nas áreas de investigação e aquisição de bens e serviços de defesa, apoio logístico em operações internacionais de paz, a realização de exercícios combinados, a cooperação em em ciência, tecnologia e equipamentos militares, assistência humanitária em caso de catástrofe, além de cooperação em assuntos antiterroristas.”
O acordo foi concluído “levando em consideração o interesse comum na manutenção da paz e da segurança no cenário internacional e na resolução pacífica de conflitos internacionais”.
O senador da Frente Ampla, Daniel Caggiani, saudou a ratificação desse acordo, que teve o apoio unânime de seu grupo político. O Senador Sebastián da Silva ressaltou que este documento foi assinado pelo governo anterior do falecido Presidente Tabaré Vázquez.
Durante a sessão da Câmara dos Senadores, Sebastián da Silva, parlamentar do governista Partido Nacional (PN, centro-direita), lembrou que esse acordo foi assinado pelo governo anterior, o do esquerdista Tabaré Vázquez (2005-2010 e 2015- 2020). Esse foi o último mandato da agora oposição Frente Ampla (FA), coalizão de esquerda que governou o Uruguai entre 2005 e 2020. “É importante ter um quadro para poder canalizar a cooperação que existe hoje com o Governo da República Popular da China”, disse.
Fonte: MercoPress
@FFO