Uruguai deverá comprar três Tecnam P2012 para a FAU. O governo uruguaio está finalizando a compra de três bimotores Tecnam P2012 Traveller, que serão operados pela Força Aérea Uruguaia (FAU) em conjunto com o Ministério Nacional da Pecuária, Agricultura e Pesca. As aeronaves são parte de uma ação de combate às doenças que afetam rebanhos bovinos e que causam importantes perdas comerciais aos produtores do País.
A empresa Aerotec da Argentina, representante regional da fábrica italiana Tecnam, utiliza alguns bimotores da versão de menor performance P2006T na região de Mendoza para operações de combate à “mosca da fruta”. Nesses voos, os aviões liberam milhares de insetos “estéreis” com o objetivo de acasalamento e a geração de ovos inférteis, o que reduz a população da praga na natureza.
Este é o objetivo do governo do Uruguai ao investir US$ 9 milhões na compra dos três Tecnam P2012. Mas, no caso uruguaio o inseto a ser combatido é a chamada “mosca da bicheira”, praga que afeta o rebanho de gado bovino e causa importantes prejuízos aos criadores do País.
Equipado com dois motores Lycoming TEO540 C1A, o Tecnam P2012 pode transportar até onze passageiros ou quase 1,5 toneladas de carga útil por distâncias de até 950 milhas náuticas, ou aproximadamente 1.750 km, voando em velocidade máxima de cruzeiro de 350 km/h.
Com essas novas aeronaves, a FAU também espera recompor a sua capacidade de transporte utilitário leve, perdida em 28 de outubro de 2022, quando o seu último Embraer C-95 Bandeirante sofreu um incidente no solo em Montevidéu (saiba mais).
@FFO