Uruguai comemora 40 anos da chegada do primeiro C-212. No final de 1979, a Força Aérea Uruguaia (FAU) iniciou um programa de renovação da frota do Grupo de Aviação nº 3 (Transporte), então baseada nos envelhecidos Douglas C-47. Desta forma, foi assinado um contrato para a aquisição de cinco novas aeronaves C-212 Aviocar, diretamente da fabricante espanhola CASA (Construcciones Aeronáuticas S.A.), atualmente integrante do Grupo Airbus.
Em 1981, chegaram à Montevidéu os dois primeiros C-212-200 Aviocar uruguaios, matriculados FAU 530 e FAU 531. As aeronaves foram tripuladas por militares da FAU, que compuseram o Grupo Especial, criado exclusivamente para o recebimento dos novos vetores de transporte, e enviados para Sevilha, onde passaram por treinamento nas instalações do fabricante.
O bimotor Airbus C-212 Aviocar é uma aeronave de transporte leve, asa alta, triciclo e trem de pouso fixo. Possui características STOL (Short Take-off and Landing), especialmente desenvolvido para operar em locais remotos e em pistas semi-preparadas. O seu design robusto e convencional oferece altos níveis de confiabilidade, permitindo o transporte de pessoal e equipamentos em curtas e médias distâncias. A porta de carga traseira facilita o carregamento e o descarregamento. Em sua versão militar, ele pode transportar até 23 paraquedistas equipados. Pode ser adaptado para transporte de até 12 macas, realizar patrulhas marítimas por cinco horas e meia (série 200) e sete horas e meia (série 300) ou uma carga de 2.250 quilos.
A FAU já utilizou os seus C-212 em missões Antárticas, transportando pessoas e suprimentos para a Base Científica Antártica Artigas. Além do gelo, os “CASA” uruguaios foram enviados para o Caribe, onde apoiaram as tropas que atuaram na Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (MINUSTAH).
Atualmente cinco C-212 estão ativos na frota do Escuadrón Aéreo N°3 Transporte (EA3T) da FAU, com sede na Brigada Aérea I, em Montevidéu. São três C-212M-200 (FAU 532, FAU 534 e FAU 535) e dois C-212M-300, adquiridos usados de Portugal em 2015 (FAU 536 e FAU 537).
@FFO