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Urso polar danifica helicóptero da Real Força Aérea Canadense

3 de outubro de 2020
CH-149 RCAF 911 sofreu danos realizados por um urso polar, na região norte do país (Foto: RCAF – imagem ilustrativa).

Um incidente incomum ocorreu em 16 de setembro, quando um urso polar danificou o helicóptero AgustaWestland CH-149 Cormorant, , matrícula 149911, da RCAF (Royal Canadian Air Force – Força Aérea Real Canadense).

Janela danificada pelo urso polar (Foto: RCAF).

O helicóptero pertencente ao 413 (Transport and Rescue) Squadron, da 14 Wing Greenwood, estava realizando um exercício de busca e resgate sobre uma montanha, mas devido às más condições meteorológicas na região, desviaram para o Aeródromo de Saglek, em Labrador.

Em entrevista a Rádio CBC/Canada, o Tenente-Coronel Brent Vaino, Comandante do 413sq, informou que pousaram em uma estação de radar automatizada, situada ao nível do mar, a aproximadamente de 4 km do aeródromo, que fica em uma região mais alta e com meteorologia desfavorável.

Urso curioso deixou marcas na fuselagem do “Rescue 911” (Foto: RCAF).

A estação de radar CFS – Estação das Forças Canadenses Saglek, foi construída na década de 1950 pela USAF juntamente com o campo de aviação, e posteriormente transferiram o controle de ambos os locais para as forças canadenses. A CFS Saglek recebeu novos equipamentos e foi adicionada ao Sistema de Alerta do Norte, uma rede de radares de defesa e alerta antecipado, de operação conjunta entre os EUA e o Canadá e mantido pelo NORAD – Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte.

Tampa dos flutuadores arrancada (Foto: RCAF)

Normalmente, um destacamento de segurança viaja com o helicóptero, entretanto para reduzir o risco de expor a comunidade remota ao COVID-19, o número de militares na missão de treinamento foi restrito. Durante a noite, enquanto a tripulação dormia na sede da estação Saglek, o curioso urso polar começou a investigar o helicóptero. A RCAF afirmou que o urso causou danos superficiais na aeronave, abrindo uma janela de emergência na porta direita, outra janela de  emergência traseira esquerda, além de uma tampa do dispositivo de flutuação de emergência no lado esquerdo. O urso não conseguiu entrar no helicóptero e a tripulação estava longe da aeronave e não estava armada.

Conforme a RCAF, os reparos demoraram quatro dias, por causa do mau tempo que impediu que outra aeronave levasse as peças para o conserto.

Militar canadense coloca a mão ao lado das marcas da pata do urso, na janela arrancada (Foto: RCAF).

@FFO

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