Entre 12 de março e 05 de abril, caças F-22 Raptor e um contingente de militares da Guarda Aérea Nacional do Havaí, da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), foram destacados para a Estação Aérea (MCAS) do Corpo de Fuzileiros Navais (USMC) de Iwakuni, no Japão. O objetivo foi conduzir operações de Emprego da Força Dinâmica (DFE) na região.
Durante a estadia no Japão, os militares dos Esquadrões de Caça 199th FS “Mytai Fighters” e 19th FS “Gamecocks”, sediados na Base Conjunta de Pearl Harbor-Hickam, Havaí, treinaram ao lado de Fuzileiros Navais e da Marinha dos EUA (USN), bem como da Koku-Jieitai, ou Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF), em apoio conjunto da Estratégia de Defesa Nacional de manutenção da estabilidade regional e global.
As operações de DFE se enquadram no escopo das capacidades Agile Combat Employment, que permitem às Forças Aéreas do Pacífico (PACAF) exercerem continuamente formas de melhorar as capacidades de defesa passiva e ativa para garantir uma vantagem competitiva e proteger ativos e pessoal no futuro.
Os militares treinaram e aprimoraram as suas habilidades de Comando e Controle Conjunto de Todos os Domínios, bem como a realização de exercícios combinados com a JASDF reforçou a interoperabilidade entre as forças aliadas da região.
@FFO