Unidades de caça da RAF realizam maior exercício com mísseis reais. A Royal Air Force (RAF) realizou recentemente um dos seus maiores exercícios envolvendo o lançamento dezenas de mísseis ar-ar de curto alcance guiados por infravermelho (ASRAAM). Durante 10 dias, jatos Typhoon e F-35B de oito esquadrões diferentes, lançaram 53 mísseis contra alvos-drone Banshee com sucesso.
O exercício ocorreu no final de setembro, na área restrita Hebrides Air Weapon Ranges, na costa noroeste da Escócia e envolveu esquadrões de caça baseados nas Bases Aéreas da RAF em Lossiemouth, Coningsby e Marham.
“Superou todas as expectativas do que seria meu primeiro exercício de tiro real com Typhoon. A experiência me deu uma apreciação da capacidade do míssil e como ele pode ser empregado em uma situação de combate real”, disse um piloto da RAF Lossiemouth.
O treinamento serviu como experiência para os pilotos de caça, especialmente os mais novos, em surtidas contra alvos aéreos e para os técnicos especialistas em armamentos, ao operar a logística envolvendo mísseis reais.
“Participar da preparação das aeronaves e armá-las com mísseis reais foi crucial para entender os desafios dessas operações. Trabalhar nas aeronaves armadas exige que todos os envolvidos mantenham os mais altos níveis de concentração devido aos riscos extras inerentes”, disse um especialista em armamentos do Esquadrão IX(B).
Fonte: RAF
@FFO