Um KC-135R muito especial vai para Museu da USAF. No próximo dia 30 de abril, o Museu Nacional da USAF na Base Aérea Wright Patterson, região de Dayton, Ohio, irá incorporar uma aeronave especial em seu acervo. Trata-se de um Boeing KC-135R Stratotanker da Guarda Aérea do Havaí.
A aeronave em questão, matrícula 60-0329, código de cauda HH (c/n 18104), era operada pelo 203rd Air Refueling Squadron, subordinado à 154th Wing da Joint Base Pearl Harbor-Hickam perto de Honolulu, Havaí.
Com 61 anos em operação, o #0329 tem uma passagem muito peculiar durante a sua participação na Guerra do Vietnã, em uma operação de reabastecimento em voo (REVO) sem precedentes e que salvou algumas vidas.
Em maio de 1967, o 60-0329 realizava uma missão REVO para uma esquadrilha de caças F-104 da USAF, sobre o Golfo de Tonkin, no Vietnã. Durante a missão, a tripulação recebeu um pedido de reabastecimento de emergência para seis aviões da Marinha (US Navy). Eram dois A-3 Skywarriors, dois F-8 Crusaders e dois F-4 Phantoms, que estavam com nível crítico de combustível.
Imediatamente a tripulação do #0329 seguiu para o encontro da Esquadrilha da US Navy. A operação de reabastecimento de emergência teve que ser realizada a uma altitude de 5 mil pés (FL 050), porque os aviões não tinham combustível suficiente para subir para uma altitude maior.
Enquanto um dos A-3 Skywarrior era reabastecido, o piloto de um dos F-8 Crusader informou que estava chegando ao limite do seu combustível. Em uma rápida e decisiva ação, o piloto do A-3 (que tinha a capacidade de reabastecer outras aeronaves) estendeu a mangueira do seu jato e, enquanto recebia combustível do KC-135, simultaneamente transferia para o Crusader. O “abastecimento em cascata” foi realizado para outros dois jatos com sucesso.
Com este inédito reabastecimento entre três aeronaves simultâneas, os tripulantes do 60-0329, Maj. John A. Casteel, Capt. Dean Hoar, Capt. Richard Trail e o Master Sgt. Nathan Campbell, receberam os Troféu Mackay de 1967, oferecido anualmente pelo Comando da USAF para a operação mais meritória.
Fonte: Museu Nacional da USAF
@FFO