Um F-5F da Força Aérea Iraniana caiu sobre uma escola. Um F-5F da Força Aérea da República Islâmica do Irã (IRIAF) caiu por volta das 09h00 da manhã (horário local) desta segunda-feira (21/02), sobre uma escola na cidade de Tabriz, noroeste do país. O acidente vitimou os dois tripulantes do caça e um transeunte em solo. Felizmente a escola está temporariamente desativada devido pandemia do Covid-19.
O F-5F, matrícula 3-7168 código 50695 (c/n Z1015), estava retornando de uma missão de treinamento com “problemas técnicos”, quando por motivos ainda desconhecidos, caiu na aproximação final para pouso na Base Aérea Shahid Fakouri (TBZ/OITT). O jato atingiu o muro e um prédio do estabelecimento de ensino, localizado no distrito de Monajem, região central de Tabriz.
Logo após a queda, um incêndio iniciou-se imediatamente, sendo debelado pelos bombeiros locais. Se as aulas estivessem ocorrendo normalmente, a tragédia seria muito maior, disse o responsável pelo resgate à mídia local, informando que a vítima em solo era vizinho da escola.
A Base Aérea Shahid Fakouri abriga dois esquadrões com caças F-5, sendo o 21 TFS com F-5E/F e o 23 TFS equipado com os jatos modificados localmente F-5E Saeghe/F-5F Saeghe II.
@FFO