Últimos jatos SIAI-Marchetti S-211 em operação nas Filipinas. A Força Aérea das Filipinas (PhAF) está utilizando seus últimos jatos subsônicos SIAI Marchetti S-211 em missões de apoio aéreo aproximado e de treinamento. Isto ocorreu depois que os 12 supersônicos KAI FA-50PH, de fabricação sul-coreana, assumiram a primeira linha da defesa aérea do país.
“Os S-211 estão agora sendo utilizados para treinamento de pilotos de caça, apoio aéreo aproximado e patrulha marítima sobre a KIG (Kalayaan Island Ground)”, disse o porta-voz da PhAF, Coronel Maynard Mariano, em mensagem à Agência Philippine News.
Questionado sobre planos para compra de novas aeronaves para substituir os envelhecidos S-211, Mariano disse: “Estamos planejando a substituição, e uma a pesquisa está em andamento. em breve e haverá uma apresentação dos possíveis modelos de aeronaves que estarão concorrendo.”
Na década de 1990, a Força Aérea das Filipinas adquiriu um lote de 25 SIAI-Marchetti S-211, que hoje sofrem com desgaste e falta de peças de reposição. Em 2005 esse jatos subsônicos formaram a primeira linha da defesa aérea das Filipinas, após a aposentadoria dos últimos supersônicos Northroph F-5A/B, que sofriam com problemas estruturais de fadiga elevado custo operacional.
Atualmente cerca de cinco S-211 estão operacionais na frota da PhAF, todos reunidos no 105 Fighter Training Squadron “Blackjack” sediado na Base Aérea de Pampanga (RPUF).
Fonte: PNA
@FFO