Último voo de um BAe 146CC2 da RAF. No dia 17 de março a Royal Air Force (RAF) realizou o último voo de um BAe 146 CC2 de sua frota. O RAF ZE700 era o único de um frota de dois quadrimotores do tipo ainda em serviço, que antes de chegar ao MOD St Athan, onde será preservado no vizinho South Wales Aviation Museum (NADAR), fez alguns sobrevoos em vários aeródromos britânicos, como despedida.
A aeronave que empregou o Call sing ‘NOH14’, realizou sobrevoos na RAF Brize Norton, Oxfordshire; Glasgow Prestwick Airport, South Ayrshire e Warton Aerodrome, Lancashire, antes de chegar ao MOD St Athan em South Wales. Operado pelo Esquadrão No 32 (The Royal) da RAF Northolt – Londres, o BAe 146 CC2 ZE700, junto com o ZE701, entrou em serviço operacional em 1986 e foi encarregado de transportar ministros de alto escalão, militares de alto escalão e membros da Família Real para os compromissos nacionais e internacionais.
A incorporação de um Defensive Aids Suite (DAS) permitiu que a plataforma transportasse com segurança comandantes militares, pessoal e itens de carga menores em ambientes de alto risco durante conflitos no exterior. Essa capacidade foi muito usada durante a Operação Herrick no Afeganistão e a Operação Telic no Iraque.
O primeiro BAe 146 CC2 (série ZE701) a ser retirado do serviço RAF foi levado para sua nova casa com a British Airliner Collection em Duxford Airfield, Cambridgeshire, no final de janeiro. No 32 Squadron também operou dois transportes táticos BAe 146 C3, que foram adquiridos da TNT Airways sob um Urgent Operational Requirement (UOR) em 2012. Os dois C3s (séries ZE707 e ZE708) continuarão a voar, mas no mãos de um operador civil.
@CAS