Último voo de instrução do CASA C-101 da Força Aérea Espanhola. A Força Aérea da Espanha, ou Ejército del Aire y del Espacio (EdAE), recentemente anunciou a realização da última missão de treinamento com os jatos de instrução CASA C-101EB (designação militar E.25). O fato ocorreu no dia 29 de julho, e marcou o fim de um capítulo na história da aviação militar espanhola.
A missão realizada definiu o encerramento do Curso Básico de Voo 2021-2022, marcando simbolicamente a transição do C-101 para as novas aeronaves PC-21 Pilatus (E.27). Na ocasião o EdAE divulgou que os jatos acumularam um total de 285.000 horas dedicadas à formação de pilotos militares espanhóis.
A Esquadrilha “Oscar”, composta por três aeronaves do Esquadrão 793 realizou uma missão relativa à fase avançada do curso da 74ª turma da Academia General del Aire (AGA). A formação era composta pelos TCol. Martínez-Pardo (Chefe do Grupo do EdAE), Cte. Zambrano (Chefe do Esquadrão 793), TCol. Alonso (Chefe de Estudos AGA), Cap. Marín (Chefe de Operações) e alunos 2º Ten. Del Corral e 2º Ten. Ambrosini.
Após uma hora e vinte minutos de voo de instrução, a formação retornou à Base Aérea de San Javier (MJV/LELC), sede da AGA, e antes de pousar realizaram uma passagem em formação sobre a pista e, na frequência de comunicação da Torre de Controle, o Líder da Esquadrilha disse: “Pela última vez em missão de instrução, Oscar Três na base com trem embaixo e travado, para pouso final”. Assim terminou o último voo de instrução desta plataforma de ensino fabricada nacionalmente na qual tantos aviadores aprenderam a voar.
Embora os C-101 deixem sua principal missão na formação de novos pilotos, os icônicos jatos continuarão a cruzar os céus espanhóis com o Esquadrão de Demonstração Aéreo “Patrulla Águila”, além de cumprir missões especiais designadas pelo Comando de Combate (MACOM) do EdAE.
Fabricado pela empresa espanhola Construcciones Aeronáuticas SA (CASA), o C-101 Aviojet é um jato desenvolvido para treinamento avançado e missões de ataque leve. Seu primeiro voo ocorreu em 27 de junho de 1977, sendo incorporado pelo Ejército del Aire em 1980, seu principal operador. O jato monomotor espanhol foi exportado para a Força Aérea Chilena (FACh) e para Força Aérea da Jordânia, sendo que esta última descomissionou suas aeronaves e vendeu para o Chile, que denomina suas aeronaves como A-36 Toqui. A FACh gradualmente está substituindo seus jatos Toqui por monomotores EMB-314 Super Tucano.
Em 26 de novembro de 2019, a Espanha confirmou a adquisição de 24 aeronaves de treinamento turboélice Pilatus PC-21 por US$ 204 milhões para substituir seus treinadores CASA C-101EB Aviojet no treinamento básico, bem como os Enaer T-35C Pillán no treinamento de voo elementar. Conforme noticiamos, no último dia 22 de junho chegaram na Academia General del Aire na os dois últimos monomotores suíços PC-21 Pilatus, concluindo o lote de 24 unidades adquiridas pelo EdAE.
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