Último PZL130TC-II Orlik modernizado foi entregue a Polônia. Em uma cerimônia realizada nas instalações da Airbus em Varsóvia no último dia 25 de outubro, o último dos 28 treinadores turboélice biplace PZL130TC-II Orlik modernizados foi entregue à Sily Powietrzne RP (Força Aérea Polonesa). Todas as aeronaves foram modernizadas do padrão TC-I para o padrão TC-II.
Entre 2011 e 2013, o primeiro lote, composto por dezesseis aeronaves, foi modernizado do padrão TC-I para o padrão TC-II, em um negócio avaliado em €37 milhões. Em dezembro de 2017 foi assinado um segundo contrato para a modernização de mais 12 aeronaves no valor total de €44,6 milhões. É este lote que chegou ao fim com a entrega da aeronave matrícula 044.
O Chefe do Conselho de Administração da Força Aérea Polonesa disse: “Apesar dos tempos turbulentos, a Polônia conseguiu manter um sistema de treinamento completo na força aérea. Ele permite o treinamento soberano e autônomo de pilotos de caça, transporte e helicópteros. Orlik desempenha um papel importante nos subsistemas de treinamento de aeronaves a reação. Esta é a aeronave de treinamento básico, na qual fazemos a seleção, inicial dos futuros pilotos de F-16, FA-50 ou F-35A”.
Todos os 28 PZL130TC-II modernizados, são operacionais na 4 Ala de Treinamento Aéreo (4. Skrzydło Lotnictwa Szkolnego — 4.SLSz) da Base Aérea de Radom/Sadkow. São eles os Polish Air Force 019, 020, 022, 023, 024, 025, 026, 029, 030, 031, 032, 035, 036, 037, 038, 040, 041, 042, 043, 044, 045, 046, 047, 048, 049, 050, 051 e 052.
Fonte: Scramble
@CAS