Último F/A-18 Hornet da US Navy passa pelo programa CBR+. A Marinha dos Estados Unidos (USN – US Navy) enviou o último F/A-18 Hornet para o programa Center Barrel Replacement (CBR). A aeronave, codificada “RA52”, foi recebida em 17 de março, na Naval Air Station North Island (NASNI), Califórnia, onde passa pelo procedimento CBR.
Criado em 1991 pelo Fleet Readiness Center Southwest (FRCSW), o procedimento CBR foi desenvolvido depois que uma aeronave F/A-18 com baixo número de horas, foi danificada em um acidente. O jato avariado foi enviado para o FRCSW (então Naval Aviation Depot North Island) para análise, onde foram constatados danos precoces na junção da seção central da fuselagem (center barrel), com as asas e o trem de pouso principal.
A equipe de engenharia conseguiu criar um projeto para reparo da aeronave, ao invés de descartá-la. Em menos de dois anos, o projeto para substituição do center barrel foi desenvolvido, a um custo de US$ 4 milhões, ou menos de 10% do valor do jato. Posteriormente, o projeto evoluiu para o programa CBR+, e desempenhou um papel fundamental na extensão da vida útil inicial de 6.000 horas de voo das aeronaves Hornet das versões A e D.
O CBR+ teve como alvo, a expectativa de vida relacionado à fadiga da aeronave (FLE – Fatigue Life Expectancy), através de uma análise individual do histórico de cada célula, envolvendo fatores relacionados ao estresse que afetam áreas específicas da fuselagem, principalmente nos pontos de fixação das asas, estruturas, entre outros.
Novos programas de extensão da vida útil começaram em 2006, como o High Flight Hour (HFH), que incluiu uma série de inspeções de fuselagem para garantir a segurança operacional até 8.000 horas de voo. Três anos depois, o Service Life Extension Program (SLEP) foi criado através da combinação do programa CBR+ com as inspeções HFH, para estender em mais 600 horas. Uma revisão do SLEP em 2011, adicionou 1.000 horas de voo adicionais. Hoje, as aeronaves são descartadas ao atingir 10.000 horas de voo.
Os kits de reposição CBR são produzidos pela Northrop Grumman, e uma equipe de cerca de 49 técnicos de várias especialidades, atuam diretamente nas aeronaves. Em média, o processo exige a substituição de 20 a 22 mil rebites, para a substituição por novos de maior tamanho. Cada aeronave atualizada pelo programa CBR+, em média, necessita de cerca de 25.000 horas-homem a um custo total de até US$ 3 milhões.
Atualmente onze aeronaves estão passando pelo processo CBR+, e quando o F/A-18, código “RA52” (com 7.782 horas de voo), for devolvido para a frota do VMFA 232 da MCAS Miramar, o CBR+ terá concluído a atualização de 141 F/A-18 Hornets para a Marinha Americana.
Fonte: NAVAIR