UkrJet Dedalus: o drone suicida. Horas antes das forças armadas russas invadirem a Ucrânia em 24 de fevereiro, a UkrJet, parte da associação de armamentos ucraniana Ukroboronprom, revelou seu portfólio de munição na feira UMEX 2022 em Abu Dhabi. A UkrJet havia revelado anteriormente a mesma munição na Feira de Armas de Kiev em 2021. Analistas dizem que a proeza da UkrJet na feira de Abu Dhabi é uma “tentativa óbvia” de se estabelecer nos mercados de exportação.
A empresa UkrJet, com sede em Kiev, desenvolve e fabrica vários tipos de sistemas aéreos não tripulados (UAS), munições e softwares de direcionamento relacionados chamados Dedalus. O núcleo da mostrada na UMEX 2022 é a munição UJ-32 LASTIVKA ou UJ-31 ZLYVA. Ambos os sistemas são muito semelhantes em design e têm parâmetros operacionais praticamente idênticos.
Segundo o fabricante, a velocidade de cruzeiro é de 120 km/h, e a velocidade máxima ao se aproximar do alvo é de 180 km/h. O tempo máximo de residência no ar é de 20 minutos. A UkrJet enfatiza que o software Dedalus significa que os meios de ação podem fervilhar e devem ter um alto grau de resiliência às medidas de interferência eletrônica. Ambos os sistemas também são adequados para todas as condições climáticas e são perfeitamente adequados para batalhas noturnas.
De acordo com o fabricante, o Dedalus também permite direcionamento manual ou automático, incluindo a opção de encerrar a abordagem. O perfil de aproximação na faixa de altura entre 2 m e 2.000 m também pode ser pré-programado. Segundo a UkrJet, a precisão do impacto, dada com um desvio de cerca de 2,5 m, atualmente é suficiente apenas para combater alvos estacionários terrestres ou marítimos.
O fabricante atualmente oferece a ogiva RPG-7 como carga ativa, que também pode ser substituída por outra carga útil. A maior diferença entre as armas oferecidas é que o UJ-31 ZLYVA pode ser carregada e disparado como carga externa do UJ-22 AUS, também fabricado pela UkrJet. Ao combinar os sistemas, a profundidade de penetração e o tempo de permanência na área alvo podem ser significativamente aumentados.
O Dedalus foi visto sendo usado com as tropas russas nas últimas semanas, especialmente contra alvos parados como transportes logísticos.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS