• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

UK testa balões estratosféricos para missões ISR

2 de agosto de 2025
UK testa balões estratosféricos para missões ISR. MoD UK.
UK testa balões estratosféricos para missões ISR. MoD UK.

UK testa balões estratosféricos para missões ISR. O Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD UK) confirmou o teste bem-sucedido de balões de alta altitude capazes de conduzir missões de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR) da estratosfera.

Os testes, conduzidos no início deste ano em Dakota do Sul sob o Projeto AETHER, representam um marco no desenvolvimento de plataformas de vigilância e comunicação de baixo custo e longa duração para a Defesa do Reino Unido.

Os balões não tripulados voaram em uma constelação coordenada a altitudes entre 18.000 e 24.000 metros, bem acima do tráfego aéreo convencional e de aeronaves militares. Cada balão de teste transportava uma carga útil ISR de até 3 kg e conseguiu permanecer no ar por mais de cinco dias. A constelação proporcionou cobertura quase contínua por quase um mês, excedendo em muito a resistência de plataformas individuais.

Conforme o Ministério da Defesa, o sistema pode ser lançado e gerenciado por um único operador em condições climáticas adversas, oferecendo opções flexíveis de implantação. Além de missões ISR, potenciais funções futuras incluem suporte de comunicações para socorro em desastres, cobertura de áreas remotas e até mesmo coleta de dados meteorológicos e climáticos.

A Ministra de Compras da Defesa, Maria Eagle, afirmou que o teste demonstrou como os sistemas estratosféricos podem melhorar tanto a conscientização quanto a resiliência em múltiplas missões. “Esta inovação visa dar às nossas Forças Armadas uma vantagem — melhor conscientização, melhores comunicações e menores necessidades de manutenção — apoiando o Plano de Mudança do governo. Tecnologias estratosféricos como esta podem transformar como operamos em ambientes complexos”.

A tecnologia desenvolvida no Reino Unido foi produzida pela Voltitude em parceria com a Landguard Systems (Reino Unido) e a Aerostar (EUA), com o apoio da Defence Equipment and Support (DE&S). James Gavin, que lidera a equipe de inovação Prove and Exploit da DE&S, afirmou que os testes demonstraram os benefícios do engajamento precoce com tecnologias avançadas. “Esses últimos testes foram incrivelmente frutíferos e abrem caminho para um trabalho mais colaborativo com nossos aliados”, observou.

Embora os sistemas atuais possam transportar cargas úteis ISR modestas, o Ministério da Defesa está explorando opções para plataformas maiores de alta altitude, capazes de suportar missões com duração de seis a 12 meses e transportar conjuntos de sensores mais pesados. O departamento considera os veículos estratosféricos um potencial complemento ou alternativa aos recursos de vigilância espacial, ou tripulados mais caros.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login