UK revela a taxa de atrito estimada do F-35B. Segundo o Ministro para aquisições de defesa do Reino Unido – Jeremy Quin a estimativa da taxa de atrito da frota britânica de Lockheed Martin F-35B é em média “um aeronave perdida para cada 30.000 horas de voo”!
A informação veio à tona em meo a uma entrevista, quando o jornalista Mark François MP questionou o assunto face a perda do F-35B ocorrida no último dia 17 de novembro.
Jeremy Quin, respondeu: “Um certo atrito de aeronaves está embutido no perfil de aquisição. O tamanho da frota assume um risco médio de perda de 1 aeronave a cada 30.000 horas”.
Mas afinal o que é a tal taxa de desgaste ou de atrito? É algo intrínseco a operação de qualquer frota de aeronaves. Um operador pode até pasar a vida operacional inteira sem um acidente mas o normal é haver perdas operacionais. A USAF define isto como “um fator, normalmente expresso como uma porcentagem, refletindo o grau de perdas de pessoal ou material devido a várias causas dentro de um período de tempo especificado”. Basicamente, é quantos eles esperam perder em um determinado período de tempo devido a acidentes e outras causas.
Qual é a situação da frota de F-35 do Reino Unido? Desde a entrega do primeiro jato em 2012, o programa F-35 do Reino Unido se expandiu enormemente. Recentemente, a frota do Reino Unido atingiu o limiar de 10.000 horas de voo. No entanto, um marco mais negativo disto foi a primeira perda britânica de um F-35B.
Isto põe em check a marca de 30 mil horas para cada acidente, uma vez que a primeira perda ocorre co apenas 1/3 do previsto. Porém é verdade que, historicamente vários operadores tendem a perder uma a duas aeronaves nos primeiros anos de implantação de um novo vetor como é o caso do F-35. Em uma tendência histórica também, as estatísticas mostram que após o período de implantação, normalmente cria-se uma estabilidade. A RAF está justamente neste período de transição, tendo recebido este ano a metade dos 48 F-35B previstos. Mais seis jatos chegarão em 2022 e mais sete em 2023 com a expectativa de que todos os 48 deste primeiro lote sejam entregues até o final de 2025.
@CAS