UK negocia novo lote de 26 F-35B. O Reino Unido confirmou através do Ministério da Defesa que está negociando a compra de um lote adicional de 26 Lockheed Martin F-35B, junto ao Lockheed Martin e ao Joint Program Office (JSF). O novo lote irá elevar para 74 o número total de caças stealth incorporado ao inventário da Royal Air Force (RAF).
“Como parte de nosso planejamento previsto no Integrated Review [revisão integrada], assumimos o compromisso de adquirir mais 26 aeronaves F-35B”, disse o marechal do ar Richard Knighton, vice-chefe do Departamento de Defesa, durante uma audiência do Comitê Seleto de Defesa. “Estamos negociando essa compra adicional com o Joint Program Office e com a Lockheed Martin”, disse ele.
O financiamento para a compra, mais os custos de suporte e infraestrutura associados, foram reservados pelo programa de compra de equipamentos do Ministério da Defesa. O Reino Unido encomendou até aqui um total de 48 F-35B, tendo recebido até aqui 27 aeronaves, das quais uma foi perdida em um acidente. O F-35B RAF ZM152, caiu no mar, durante a decolagem do porta-aviões HMS Queen Elizabeth (R08) em 17 de novembro de 2021. Como parceiro de Nível 1 no programa JSF, o Reino Unido estima adquirir um total 138 F-35B.
“A decisão de uma nova compra além dos 74 será tomada no futoro, em cima do contexto do que decidiremos fazer com nosso programa Future Combat Air System”, diz Knighton. “É perfeitamente plausível imaginar uma situação em que poderíamos ter uma frota de 138 F-35, que descrevemos originalmente no início dos anos 2000”, acrescenta.
@CAS