UK MoD lança RFI para upgrade para a frota de executivos da RAF. O Ministério da Defesa do Reino Unido (UK MoD) publicou um pedido de informação (RFI — Request For Innfromation) Fase 2 do Comando Support Air Transport Recapitalization (CSAT Recap — Command Support Air Transport Recapitalisation), que visa implementar atualizações nível militares a dois jatos executivos Dassault Falcon 900LX adquiridos em 2022
Em fevereiro de 2022, o braço de compras do MoD, Defense Equipment and Support (DE&S) assinou um contrato de £80 milhões com a Centreline, com sede em Bristol, para a entrega de duas aeronaves Dassault 900LX (G-ZAHS/G-ZABH) com dois anos de suporte inicial. AS aeronaves foram designadas na Royal Air Force (RAF) como Envoy IV CC Mk1, entrando em serviço em março de 2022 para substituir os BAE 146 CC2 que foram desativados.
A RAF realiza o transporte aéreo VIP do país desde 1940, sendo a frota mais recente composta por quatro aeronaves BAe146, um Voyager e um helicóptero Augusta Westland que compunham a frota CSAT. A Revisão Estratégica de Defesa e Segurança de 2015 determinou que os elementos de asa fixa deveriam ser recapitalizados, com foco na substituição da frota Bae146 envelhecida.
A Fase 1 do CSAT Recap foi um projeto de aquisição rápida das aeronaves que alcançou a capacidade operacional total (FOC) em 22 de julho. As duas novas aeronaves Dassault Falcon 900LX voam sob um serviço de propriedade militar, com registro civil sob contrato da Centreline e operado na RAF em Northolt como parte do 32 Squadron.
O CSAT Fase 2 concluirá o projeto CSAT Recap, transferindo as duas aeronaves já adquiridas na Fase 1 para o Registro Militar e integrando modificações de nível militar as aeronaves e um pacote de suporte vitalício até a data de retirada de serviço de 2037.
A atualização militar, sujeita ao estudo de viabilidade do RFI, pode incluir um sistema de proteção com contramedidas direcionais de infravermelho e sistema de distribuição de contramedidas. Além disso, sistemas de comunicação de nível militar, IFF, recursos anti-jam e anti-spoof e blindagem da cabine de comando podem fazer parte do requisito.
Os cronogramas para a Fase 2 do CSAT prevê que o Registro de Aeronaves Militares seja implementado a partir do primeiro trimestre de 2026, com a adjudicação do contrato prevista para o final do terceiro trimestre de 2025.
@CAS