UK mantém plano de acabar com sistema AEW Crowsnest dos helicópteros Merlin Mk2. O sistema de alerta aéreo antecipado Crowsnest da Royal Navy, montado em helicópteros Merlin Mk2, será desativado em 31 de dezembro de 2029, confirmou o Ministério da Defesa do Reino Unido.
Espera-se que o sistema atinja capacidade operacional total no próximo ano, após um gasto de £ 425,7 milhões. A confirmação de que o novo governo do Reino Unido não mudará a decisão tomada pelo governo anterior veio em resposta a uma pergunta parlamentar escrita por Mark Francois, deputado conservador por Rayleigh e Wickford, que perguntou sobre a data de saída do sistema. Maria Eagle, Ministra de Estado da Defesa, declarou:
“O programa CROWSNEST fornece a capacidade de Vigilância e Controle Aéreo do helicóptero Merlin Mark2 da Marinha Real, que inclui Alerta Aéreo Antecipado. Não houve nenhuma alteração na data atual de saída de serviço, e a data planejada de aposentadoria continua sendo 31 de dezembro de 2029, pois a capacidade não foi estendida na Revisão Integrada de 2021”.
O sistema Crowsnest, operado pelos helicópteros Merlin Mk2 da Marinha Real (RN), fornece recursos essenciais de vigilância e controle aéreo, incluindo alerta antecipado de ameaças aéreas e de superfície.
Apesar de sua importância, a Integrated Review de 2021 não estendeu a vida útil do sistema, deixando sua data de aposentadoria inalterada. A decisão reflete mudanças estratégicas mais amplas em direção a tecnologias de próxima geração, embora ainda haja dúvidas sobre como a lacuna de capacidade será abordada.
Até 2030, a RN planeja transferir a capacidade de ‘Alerta Aéreo Antecipado’ dos porta-aviões, dos helicópteros Merlin para os drones de asa fixa ‘Vixen’. De acordo com uma apresentação sobre a ‘Future Maritime Aviation Force’, a Marinha Real moverá capacidades de alerta antecipado aéreo para drones de asa fixa lançados por porta-aviões chamados ‘Vixen’. Eles dizem que isso irá “rejuvenescer” a frota Merlin.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS