UK lança Projeto Wayfind para “durrubar” o bloqueio de GPS de drones. O Ministério da Defesa (MOD) publicou um Edital de Licitação para o Projeto Wayfind, avaliado em até £ 10 milhões e com duração prevista de dois meses.
De acordo com o aviso, emitido em 17 de fevereiro de 2025 via Find a Tender, o projeto visa focar na importância do uso de fontes alternativas de posição, navegação e tempo, juntamente com o GNSS para combater a crescente ameaça de negação e degradação do Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS).
Citando a documentação oficial, o MOD UK observa que “fundir diferentes sensores PNT não é um conceito novo, mas este contrato se concentrará em ser capaz de testar de forma robusta o desempenho de motores de fusão, bem como adotar um padrão de dados comum para eles, ao mesmo tempo em que busca também alavancar melhorias de desempenho de sensores PNT alternativos de forte desempenho”.
Esses esforços serão supervisionados pela Space Delivery Team (Space DT), que é dona do projeto e está buscando um fornecedor preferencial para “desenvolver e provar o desempenho de pelo menos 2 motores de fusão multi-PNT-sensor em pelo menos 4 espirais de 3 meses”.
Um objetivo fundamental do Projeto Wayfind é “melhorar a operação de Veículos Aéreos Não Tripulados (UAV) em ambientes onde o Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS) está degradado e/ou negado”.
O fornecedor bem-sucedido deverá:
1 – Identifique rapidamente produtos de fusão de sensores PNT existentes e potencialmente adequados e sensores PNT alternativos.
2 – Reunir e comunicar detalhes sobre seu desempenho e disponibilidade.
3- Organizar, facilitar e repetir regularmente testes que possam fornecer evidências robustas de como os produtos de fusão de sensores PNT e sensores individuais funcionam em um ambiente GNSS negado e degradado.
“Liderar melhorias rápidas para esses produtos de fusão de sensores PNT, com o objetivo de fornecer tecnologia de campo por meio de desenvolvimento em espiral em incrementos de aproximadamente 3 meses.”
Além disso, o aviso destaca que “um foco importante para a Space DT é um produto de fusão de sensores PNT que pode operar de forma rápida e fácil em uma variedade de UAVs em uma variedade de ambientes diferentes, com diferentes sensores PNT, ou seja, usando um padrão de dados comum, como All Source Position and Navigation (ASPN).”
A Space DT planeja conceder um contrato de curto prazo (6 semanas) a cerca de 5 fornecedores, após o qual o MOD irá selecionar 1 ou mais fornecedores para entrar em um contrato de prazo integral (entre aproximadamente 1-2 anos). O valor total desses contratos de curto prazo pretende ser de aproximadamente £ 1 milhão, a ser dividido entre os fornecedores selecionados, enquanto o contrato de prazo integral pode atingir aproximadamente £ 9 milhões.
A documentação esclarece que o contrato de curto prazo será executado principalmente no nível de classificação de segurança OFICIAL, mas com uma opção para usar uma classificação mais alta de informações, se o fornecedor preferido for capaz de operar nesse nível. O MOD observa ainda: O fornecedor deve garantir que esteja registrado antes da Adjudicação do Contrato e usará um sistema de e-procurement específico para gerenciar faturas.
O concurso continua aberto para inscrições, e o prazo final está definido para 21 de fevereiro de 2025 às 11:59. Conforme declarado no aviso, Uma descrição completa dos níveis de Risco Cibernético está disponível em DEFSTAN 05-138, indicando que os provedores em potencial devem estar cientes dos requisitos cibernéticos relevantes.