O Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD UK) prevê o fechamento de várias instalações militares no período de 2021-2032, como parte do plano Defense Estate Optimization (DEO), de 2016, que visa aprimorar e preparar as Forças Armadas do Reino Unido para os próximos 25 anos. As principais bases militares receberão investimentos para se tornarem ainda melhores, enquanto outras serão descartadas para reduzir os custos do MoD UK. Estima-se uma economia de £225 milhões.
As bases militares que serão desativadas são em sua maioria do Exército Britânico (Royal Army), mas também existem algumas bases relacionadas com a Royal Air Force (RAF), Royal Navy (RN) e da United States Air Force (USAF) em solo britânico.
A partir do final de 2022, a RAF Scampton (Lincolnshire) – casa dos Red Arrows – será fechada. A base aérea tem uma pista de asfalto de 2.740 metros e é considerada ma construção estilosa, com vários prédios clássicos, inclusive com um BAE HAwk RAF XX306 dos Red Arrows preservado na entrada. A equipe de exibição da RAF vai ser realocada na RAF Waddington, também em Lincolnshire, e vai continuar a usar o espaço aéreo ao redor da RAF Scampton para treinamento.
Outra base da Força Aérea Britânica a ser fechada em 2022 é a RAF Barnham (Suffolk). Esta base não tem unidades aéreas sediadas e atua como um satélite da RAF Honington. Todas as atividades atuais realizadas lá serão levada para a RAF Honington.
Já a RAF Henlow (Bedfordshire) será fechada em 2023. O plano é construir cerca de 16.000 casas neste local. No período de 2022 a 2025 a RAF Halton será fechada. O fechamento será executado em três etapas. Na primeira, será descartado o campo de aviação com duas pistas de grama, construídas durante a Primeira Guerra Mundial. Nas fases dois e três, os itens utilizados pelas unidades militares auxiliares serão vendidas em 2025 em leilão.
A RAF Alconbury (Cambridgeshire), em uso pela USAF, será fechada em 2024. Todo o pessoal e as unidades serão transferidos para RAF Croughton (Northamptonshire), que está sendo usada como estação de comunicações da USAF. Alconbury não possui hoje unidades aéreas sediadas, mas foi lar do famoso 527th Aggressor Squadron – unidade agressora da USAF na Europa nos anos 1980, equipada com os F-5E.
@CAS