UK Integrated Review 2021. Mas afinal o que é a revisão integrada? A Revisão Integrada do Governo Britânico é uma iniciativa ambiciosa que irá definir o papel do Reino Unido no mundo e os objetivos estratégicos de longo prazo para a segurança nacional e política externa do UK. Ela definirá a maneira com o qual o Reino Unido resolverá seus problemas e compartilhará responsabilidades, definindo uma direção para a recuperação pós-COVID-19, tanto em nivel nacional como no exterior. Na visão dos britânicos pós-Brexit os desafios serão muito maiores depois da pandemia.
A revisão cobrirá todos os aspectos da política de segurança nacional e internacional, como defesa, diplomacia, desenvolvimento e resiliência nacional. A Revisão Integrada está sendo conduzida pelo Primeiro Ministro Boris Johnson junto com o Conselho de Segurança Nacional com a participação de diversos departamentos, em espacial o da Defesa. O princípio da Revisão Integrada é nos perguntar qual é a ameaça e se temos a capacidade de enfrentá-la.
O que a Revisão Integrada significa para a Força Aérea Real? A RAF continuará a fornecer o poder aéreo e espacial que sustenta a segurança, resiliência e prosperidade do Reino Unido. Mas para enfrentar as novas ameaças em evolução, a RAF também deverá mudar. Segundo o MoD UK, os adversários estão desenvolvendo e enfrentando uma gama cada vez mais diversificada de ameaças e capacidades que desafiam as operações aéreas e espaciais do Reino Unido em terra, no ar e no espaço. A Revisão Integrada na modernização para enfrentar essas novas ameaças. A RAF irá, como já fez antes, adaptar-se de forma rápida, inovadora e com determinação, e não se intimidará em tomar decisões difíceis.
“Vamos revisar radicalmente como estamos organizados e como abordamos nosso pessoal, nosso treinamento, nossas bases e as aeronaves e equipamentos que operamos. Isso permitirá que a RAF esteja entre as forças aéreas mais produtivas e letais do mundo em termos de tecnologia e não devido ao seu tamanho” – completou o MoD UK.
A RAF e forças armadas britânicas no geral, tem passado por grandes transformações. São apontadas por muitos analistas como um exemplo que menos é mais. Isto é, reduzindo seus efetivos e frota ao mesmo tempo que identifica claramente suas fragilidades e necessidades dentro do novo cenário mundial. Com isto tem feito investimentos de ponta, qualificando seu pessoal e o mais importante, dentro de um realidade orçamentária. O UK Integrated Review 2021, de certa forma é isto, uma revisão das necessidades e prioridades da RAF, sem deixar de integrar elas as demais forças e setores do governo. Não se poder mais ser uma “ilha” tudo tem que operar de forma coesa e integrada. Uma das provas disto está na forma como a RAF e RN estão aplicando a força de F-35B. De forma conjunta integrando pilotos da Força Aérea e da Marinha (Lightning Force).
@CAS