
On the 30th of September 2023, The new Royal Air Force (RAF) Protector MQ-9B Aircraft was delivered to RAF Waddington by an Antanov AN 124-100M aircraft from General Atomics Aeronautical Systems, Inc. (GA-ASI) USA. On the 6th of October 2023, Protector MQ-9B was assembled at RAF Waddington working with RAF 31 Sqn engineers and GA-ASI personnel. Protector is the RAF's newest platform and is operated by the newly reformed 31 Sqn based at RAF Waddington. Protector RG Mk 1 (MQ-9B) is the successor to Reaper (MQ-9A) and is the next generation of remotely piloted medium-altitude, long endurance (MALE) aircraft. Protector will be deployed in wide-ranging armed Intelligence, Surveillance, Targeting and Reconnaissance (ISTAR) operations where its ability to fly consistently for up to 40 hours will offer the RAF a vastly improved armed ISTAR capability.

UK estuda usar os Protector RG Mk1 (MQ-9B) junto com os P-8A Poseidon. O Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD UK) está avaliando opções para integrar a nova aeronave pilotada remotamente Protector Mk1 integrada a frota de aeronaves patrulha marítima P-8A Poseidon.
Conforme o Ministro da Defesa Luke Pollard declarou ao Parlamento Britânico “a exploração da capacidade marítima do Protector está sendo considerada parte do Plano de Investimento em Defesa para incorporar a visão e as recomendações da Revisão e transformá-las em um plano de entrega”.
O Protector entrou em serviço na RAF no início deste ano, substituindo o Reaper por uma plataforma certificada e em conformidade com a OTAN, capaz de realizar missões de inteligência, vigilância e reconhecimento de longa duração. A aeronave opera na RAF Waddington (31 Sq), enquanto a frota Poseidon na RAF Lossiemouth (42 Sq, 120 Sq e 201 Sq) fornecendo hoje a principal capacidade antissubmarino (ASW) e de patrulha marítima do Reino Unido.
A integração estaria alinhada com as recomendações da Revisão Estratégica de Defesa de 2025, que recomendou vínculos mais estreitos entre aeronaves de vigilância marítima de longo alcance e sistemas não tripulados para melhorar a detecção em camadas e a cobertura ISR persistente no Atlântico Norte.

A medida também acompanha os desenvolvimentos entre aliados próximos. O Canadá planeja colocar em operação uma frota mista de pelo menos 14 Boeing P-8A Poseidon e 11 UAS General Atomics MQ-9B SkyGuardians, combinando plataformas tripuladas e não tripuladas para reconhecimento do domínio marítimo e operações de patrulha.
Mais detalhes sobre o plano de integração do Reino Unido são esperados no próximo Plano de Investimento em Defesa, que Pollard disse que garantirá que a abordagem “seja acessível, considere a infraestrutura e as pessoas, juntamente com as capacidades, e maximize os benefícios dos gastos com defesa para o crescimento da economia do Reino Unido”.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS