UK esclarece que não apoiou militarmente Israel no Iêmen. Recentemente, uma afirmação vinda do Ministério da Defesa do Reino Unido jogou um pouco de luz, após este ser questionado pelo parlamento britânico, sobre a atuação discreta do UK em ações de apoio a defesa de Israel.
Em 21 de janeiro de 2025, Chris Law, Member of Parliament por Dundee Central, apresentou duas perguntas por escrito ao Ministério da Defesa sobre as relações de defesa entre o Reino Unido e Israel, que desde outubro de 2023, está em conflito com grupos extremistas na região de Gaza.
A primeira perguntou sobre visitas a Israel feitas por altos funcionários da defesa do Reino Unido desde janeiro de 2024. Luke Pollard, Subsecretário Parlamentar de Estado da Defesa, forneceu o seguinte detalhamento:
“Desde 1º de janeiro de 2024, o Chefe do Estado-Maior da Defesa visitou Israel duas vezes e o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica visitou Israel uma vez, para discutir o relacionamento de defesa de longa data, encorajar a desescalada e o cumprimento do direito internacional humanitário e promover a paz de longo prazo na região”.
Pollard confirmou ainda que:
“O Comandante Strategic Command não visita Israel desde 1º de janeiro de 2024″.
A segunda pergunta abordou a presença de militares das forças armadas israelenses participando de cursos de treinamento no Reino Unido. Pollard se recusou a fornecer detalhes, afirmando:
“Esta informação está sendo retida para proteger informações pessoais e evitar prejudicar as relações entre o Reino Unido e outro Estado”.
Essas respostas destacam a colaboração contínua em defesa entre o Reino Unido e Israel, mantendo a confidencialidade em certas áreas para salvaguardar sensibilidades diplomáticas e operacionais.
Além disso, em 21 de janeiro de 2025, Brian Leishman, Member of Parliament (MP) pelo partido trabalhista de Alloa e Grangemouth, enviou uma pergunta parlamentar ao Ministério da Defesa sobre o potencial envolvimento do Reino Unido em ataques aéreos israelenses no Iêmen no início deste mês. Especificamente, o MP perguntou se as forças do Reino Unido participaram ou apoiaram as operações israelenses conduzidas em 10 de janeiro de 2025.
Respondendo em nome do Ministério da Defesa, Pollard emitiu um esclarecimento conciso:
“O Reino Unido não participou nem forneceu apoio aos ataques aéreos israelenses no Iêmen na sexta-feira, 10 de janeiro de 2025”.
Fonte: UK Defense Journal.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS