• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

UK e Polônia realizam Hot Refuel em Gripens da SwAF em operação da OTAN

4 de setembro de 2025
UK e Polônia realizam Hot Refuel em Gripens da SwAF em operação da OTAN. Seis JAS 39C Gripen da SwAF operaram na Polônia entre março e setembro de 2025. Foto: Jesper-Sundstro_FM.
UK e Polônia realizam Hot Refuel em Gripens da SwAF em operação da OTAN. Seis JAS 39C Gripen da SwAF operaram na Polônia entre março e setembro de 2025. Foto: Jesper-Sundstro_FM.

UK e Polônia realizam Hot Refuel em Gripens da SwAF em operação da OTAN. Engenheiros de voo britânicos, suecos e poloneses realizaram um reabastecimento real de caças suecos JAS 39 Gripen durante operações aéreas da OTAN na Polônia, confirmou a Aliança.

A operação fez parte de uma mobilização mais ampla dos Aliados, que durou cinco meses (março a setembro), e marcou uma demonstração significativa da capacidade da OTAN de distribuir aeronaves entre nações. Conforme a OTAN, a manutenção cruzada permite que técnicos de aviação de diferentes países façam a manutenção e o suporte das aeronaves uns dos outros, fortalecendo a interoperabilidade e permitindo que as operações continuem em locais dispersos sem a presença constante de equipes de solo nacionais.

Na quarta-feira, 26 de março, às 15h25, o primeiro dos seis JAS 39 Gripen da Sweden Air Force (SwAF) pousou na base aérea de Malbork, na Polônia. A SwAF participou do Policiamento Aéreo Aprimorado da OTAN ao lado dos Typhoon FGR4 da Royal Air Force (RAF) do 140 EAW (Expeditionary Air Wing). São eles os Gripen C SwAF 223, 261, 265, 285, 286, 290.

Quatro JAS 39C Gripen da SwAF operaram na Polônia entre março e setembro de 2025. Foto: Jesper-Sundstro_FM.
Seis JAS 39C Gripen da SwAF operaram na Polônia entre março e setembro de 2025. Foto: Jesper-Sundstro_FM.

O reabastecimento foi realizado como um “Hot Refuel” — conhecido na Suécia como reabastecimento rápido —, no qual os Gripens eram submetidos à manutenção enquanto seus motores permaneciam em funcionamento. A OTAN afirmou que a técnica de retorno rápido permite que os pilotos retomem as missões com o mínimo de atraso. Além das operações com os Gripens, os engenheiros suecos também adquiriram experiência prática no reabastecimento de jatos Typhoon britânicos.

A interoperabilidade é fundamental para o conceito de Emprego Ágil em Combate (ACE) da OTAN, que enfatiza a capacidade de mobilizar rapidamente o poder aéreo a partir de múltiplas bases. O ACE visa aumentar a resiliência, simplificar a seleção de alvos adversários e garantir que as forças aéreas aliadas possam reforçar qualquer membro sob ameaça.

A OTAN descreveu a colaboração entre as forças suecas, britânicas e polonesas como um exemplo de integração e apoio mútuo na Aliança, destacando seu papel na defesa coletiva e na dissuasão.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login