Eurofighter Typhoon receberá pacote de aprimoramento da BAE Systems. A BAE Systems assinou um contrato com o Reino Unido para implementar um pacote de aprimoramentos para as aeronave de combate Eurofighter Typhoon. O contrato tem o valor aproximado de £135 milhões, e foi anunciado pela empresa na sexta-feira (06/08).
O pacote chamado P3Ec (Performance 3 Enhancement c) é voltado para melhorar o poder de combate, sistema de autodefesa e as capacidades de comunicação via datalink dos Typhoon. A previsão é que as primeiras aeronaves aprimoradas sejam entregues até o final de 2024.
Conforme o comunicado da BAE Systems, este investimento melhorará a capacidade de combate dos caças, com o aumento da variedade de munições de precisão disponíveis, o aprimoramento dos sistemas defensivos, e a otimização da capacidade de compartilhamento seguro de dados via datalink de alta velocidade.
“Este contrato representa outro marco significativo no desenvolvimento contínuo da capacidade do Typhoon, à medida que aplicamos nossa ampla experiência para avançar ainda mais em sua capacidade aérea de combate, garantindo que ele tenha as tecnologias necessárias para o futuro cenário de combate. O contrato sustentará 100 empregos de engenharia altamente qualificadas no país, e é apenas um exemplo de uma série de inovações que estão sendo desenvolvidas para o Typhoon, e que ajudarão a manter a base industrial do Reino Unido na vanguarda do setor e as capacidades necessárias para entregar a próxima geração do futuro sistema de combate aéreo”, disse Richard Hamilton, Diretor do Programa Typhoon na Europa – BAE Systems Air.
Conforme observado pela empresa, o P3Ec faz parte de um investimento mais amplo de EUR 300 milhões (USD354,3 milhões) pelo núcleo de clientes estrangeiros, e inclui melhorias na capacidade do Typhoon ao operar com o míssel BVRAAM MBDA Meteor e o míssil precisão AGM MBDA Brimstone, além do sistema Datalink e MIDS Link 16, e o subsistema de defensa DASS.
Para ajudar o piloto a processar as informações adicionais que o P3Ec fornecerá, um display LAD (Large-Area Display) desenvolvido pela BAE Systems está incluído no pacote de atualização. O LAD substituirá a configuração atual de três telas multifuncionais (MFD) no cockpit do Typhoon, por uma única unidade que reunirá todas as informações oriundas dos sensores dos novos datalinks, bem como do Radar 2 de matriaz ativa AESA (Active Electronically Scanned Array), que irá equipar as aeronaves do Reino Unido.
Atualmente o Eurofighter Typhoon está em serviço operacional em sete forças aéreas, da Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido, Áustria, Omã e Arábia Saudita. A carteira de pedidos tem novas aeronaves para a Alemanha, Kuwait e Qatar.
Fonte: BAE Systems