UK compra sistema de defesa contra mísseis balísticos. O Departamento de Estado dos EUA (US DoD) aprovou a venda de um radar de defesa contra mísseis balísticos, bem como equipamentos de comando e gerenciamento de batalha e comunicações ao Reino Unido ao custo de £533 milhões. A Agência de Cooperação de Segurança de Defesa (Defense Security Cooperation Agency – DSCA) entregou já entregou ao Congresso a notificação desta possível venda no dia 17 de março.
“O Governo do Reino Unido (UK) solicitou a compra de um (1) radar de defesa contra mísseis balísticos (BMDR Ballistic Missile Defense Radar); e dois (2) sistemas Command and Control Battle Management and Communications (C2BMC) com a capacidade de rede necessária para conectar o Sistema C2BMC para dar o suporte a operações do radar. Também estão incluídos o projeto e a construção de um abrigo combinado para o equipamento de radar; dispositivos de criptografia, equipamentos de comunicação segura e outros equipamentos de COMSEC necessários para dar suporte às operações de radar;. Peças sobressalentes e de reparo, equipamentos de suporte e teste, publicações e documentação técnica, treinamento de pessoal e equipamentos de treinamento, engenharia do governo e contratados dos EUA, serviços de suporte técnico e logístico e outros elementos relacionados de suporte logístico e de programa. O custo total estimado do programa é de US$ 700 milhões”.
A venda proposta melhorará a capacidade do Reino Unido de enfrentar as ameaças atuais e futuras de mísseis balísticos. Como parte das medidas de economia de custos descritas no recente ‘Plano de Equipamentos de Defesa 2021-2031’, onde os planos para um novo radar de defesa de mísseis balísticos terrestres foi adiado para 2029. “Construção atrasada de um sistema de radar para detectar mísseis balísticos foi adiada por três anos, passando para até 2029”, revela o documento.
O atual e único radar de defesa de mísseis balísticos do Reino Unido está na RAF Fylingdales. Especulações sugerem que um local no Reino Unido ou Chipre abrigará o novo sistema.
@CAS