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UK avalia a substituição do BAE Hawk T1 dos Red Arrows

23 de abril de 2025

Red Arrows training display over Greece. The Royal Air Force Aerobatic Team - The Red Arrows are currently deployed to Tanagra Air Base, Greece on Exercise Springhawk 2022. During the deployment the team use the good weather to practice 3 displays a day, 5 days a week for the 6-week period, working towards being awarded their PDA (public display authority). Officially known as the Royal Air Force Aerobatic Team, the Red Arrows showcase the excellence of the RAF and represent the United Kingdom both at home and overseas. The team consists of 11 pilots, nine of whom fly in the display, and more than 100 support personnel and technicians. Each of the pilots has previous fast-jet, operational experience flying the Tornado, Typhoon or Harrier, enabling the RAF to secure the skies and protect the nation and its interests, 365-days a year. One of the world’s premier aerobatic teams, the Red Arrows had completed nearly 5,000 displays, in 57 countries, by the beginning of 2019. Flying Hawk T1 jets, the team is based at RAF Scampton in Lincolnshire.

UK avalia a substituição do BAE Hawk T1 dos Red Arrows. Dois Hawk T1 dos Red Arrows em voo na Grécia. Foto: RAF.
UK avalia a substituição do BAE Hawk T1 dos Red Arrows. Dois Hawk T1 dos Red Arrows em voo na Grécia. Foto: RAF.

UK avalia a substituição do BAE Hawk T1 dos Red Arrows. O governo do Reino Unido está considerando opções para substituir o jato Hawk T1, a aeronave hoje empregada quase que exclusivamente pelos Red Arrows na RAF, à medida que o fim da sua vida útil se aproxima. Eles devem sair de cena no início da década de 2030.

Falando na Câmara dos Comuns, o deputado John Cooper (Con, Dumfries e Galloway) perguntou à Ministra de Aquisições de Defesa, Maria Eagle, sobre os planos do governo para garantir uma substituição construída pelos britânicos, mantendo a capacidade soberana para treinamento de jatos rápidos e voos de exibição.

Eagle respondeu: “O honrado cavalheiro está certo em dizer que o Hawk deve ficar fora de serviço no início da década de 2030. Estamos tomando medidas para considerar quais podem ser as alternativas e, é claro, consideraremos quaisquer opções do Reino Unido que existam. Não posso dizer a ele qual é a resposta para isso ainda, mas está sob consideração ativa”.

O Hawk T1 está sendo descontinuado, com somente os Red Arrows e um punhado de unidades ainda operando o tipo. O Hawk T2, uma variante mais moderna, continua em serviço para treinamento avançado, mas não está sendo adquirido em números significativos para substituir a frota mais antiga.

Sem um sucessor confirmado, o Reino Unido arrisca perder sua capacidade soberana de treinamento de jatos rápidos, uma preocupação tanto para os Red Arrows quanto para o desenvolvimento de pilotos de combate da RAF.

A BAE Systems, fabricante do Hawk, não tem planos confirmados para um sucessor direto. No entanto, o envolvimento do Reino Unido no programa de caça de sexta geração Tempest pode fornecer oportunidades para desenvolver um jato de treinamento de próxima geração.

Outras opções potenciais incluem:

  • Atualizando os Hawk T2 existentes para estender sua vida útil.
  • Adquirir um jato de treinamento estrangeiro pronto, como o coreano KAI T-50 ou o italiano Leonardo M-346.
  • Desenvolvendo um novo treinador projetado no Reino Unido, potencialmente vinculado ao programa Tempest.

A Strategic Defence Review pode fornecer clareza sobre o futuro do treinamento de jatos rápidos no Reino Unido. No entanto, os comentários da Eagle indicam que uma decisão continua um pouco distante.

Seja qual for a decisão tomada, o tempo está se esgotando. Com a aposentadoria do Hawk T1 se aproximando, o governo do Reino Unido deve decidir em breve se manterá uma capacidade de jato rápido construída pelos britânicos ou se arriscará a depender de alternativas estrangeiras.

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