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UK: assim como o Protector, a confiança na entrega do E-7 entra na classificação vermelha

15 de abril de 2025
UK: assim como o Protector, a confiança na entrega do E-7 entra na classificação vermelha. Arte: MoD UK.
UK: assim como o Protector, a confiança na entrega do E-7 entra na classificação vermelha. Foto: RAF.

UK: assim como o Protector, a confiança na entrega do E-7 entra na classificação vermelha. Assim como ocorreu com o UCAV Protector RG Mk1, a aeronave AEW&C Boeing E-7 Wedgetail passa por problemas.

O programa E-7 Wedgetail do Ministério da Defesa (MoD), um componente essencial da futura capacidade de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW&C) do Reino Unido, enfrenta novos obstáculos, já que sua classificação de Avaliação de Confiança de Entrega (DCA) caiu de Âmbar para Vermelho no último Relatório Anual da Autoridade de Infraestrutura e Projetos (IPA — Infrastructure and Projects Authority) de 2023–24. É a mesma posição do Drone General Atomics Protector RG Mk1(MQ-9B).

O programa visa fornecer recursos de radar de ponta e, ao mesmo tempo, garantir a interoperabilidade com os principais aliados. O relatório descreve vários desafios que contribuíram para o rebaixamento da classificação do DCA:

  • Riscos de acessibilidade: O programa está enfrentando pressões orçamentárias, exigindo ajustes no Business Case completo, esperados para o início do ano fiscal de 2024/25.
  • Atrasos na cadeia de suprimentos global: dificuldades em garantir equipamentos e materiais sobrecarregaram ainda mais o cronograma do projeto.
  • Retenção de força de trabalho qualificada: manter uma força de trabalho adequadamente qualificada na unidade de modificação tem se mostrado desafiador.
  • Complexidade de Certificação: a crescente complexidade da certificação no setor da aviação introduziu atrasos no cronograma do projeto.

Apesar desses obstáculos, a data final do programa permanece fixada em 1º de junho de 2027. No entanto, o relatório observa que esse cronograma está sob revisão e pode sofrer revisões conforme os problemas forem resolvidos.

Em março de 2019, o Ministério da Defesa do Reino Unido assinou um contrato com a Boeing no valor de £1,8 bilhão para a aquisição de cinco E-7A Wedgetail AEW, posteriormente reduzido para três aeronaves, ao custo de 1,5 bilhão (US$ 1,8 bilhão). As aeronaves serão entregues para o Esquadrão Nº 8, baseado na RAF Lossiemouth, em Moray, na Escócia.

Os três 737NG civis que estão sendo convertidos em E-7A AEW são o Boeing 737-73W (BBJ1 c/n 38633 ex. N1786B, N384BJ, B-5273, N946BC e N946BC); Boeing 737-73W (BBJ1 c/n 40117 ex. N449BJ, VP-BOP, 2-BASG e N947BC) e; Boeing 737-7ES (c/n 66840 ex. N576JK).

UK: assim como o Protector, a confiança na entrega do E-7 entra na classificação vermelha. O primeiro E-7 do No. 8 Sq foi apresentado em outubro de 2024. Foto: RAF.
UK: assim como o Protector, a confiança na entrega do E-7 entra na classificação vermelha. O primeiro E-7 do No. 8 Sq foi apresentado em outubro de 2024. Foto: RAF.

Visão geral financeira

O Whole Life Cost (WLC) do programa aumentou de £ 1,877 bilhão no AF 2022/23-Q4 para £ 2,053 bilhões no AF 2023/24-Q4. Esse aumento reflete a decisão do MoD de liberar financiamento adicional para se alinhar às previsões de custo atualizadas. O WLC final será detalhado no Full Business Case. É importante destacar que a variação orçamentária permanece nos limites aceitáveis ​​em 0,4%, indicando fortes controles financeiros apesar dos desafios.

O programa E-7 Wedgetail está definido para substituir a frota anterior de E-3 Sentry e fornecer ao Reino Unido uma capacidade AEW&C de 5ª geração equipada com um radar de matriz eletrônica de varredura multifuncional.

As classificações da Delivery Confidence Assessment (DCA) fornecem uma avaliação da probabilidade de um projeto atingir seus objetivos em termos de tempo, custo e escopo. A Infrastructure and Projects Authority usa essas classificações para identificar desafios e fornecer recomendações para melhorias. As classificações são categorizadas da seguinte forma:

  • Verde: Uma classificação Verde indica que o projeto está no caminho certo para ser entregue com sucesso, com riscos mínimos identificados. Quaisquer problemas são bem compreendidos e gerenciáveis ​​nos planos existentes.
  • Âmbar: Uma classificação Âmbar significa que, embora a entrega bem-sucedida seja viável, há questões significativas que exigem atenção focada da gerência. Esses desafios podem representar riscos ao cronograma, orçamento ou objetivos do projeto se não forem abordados eficazmente.
  • Vermelho: Uma classificação Vermelha reflete sérias preocupações sobre a capacidade do projeto de atingir seus objetivos. Ação corretiva imediata é necessária para abordar questões fundamentais, por ser improvável que o projeto tenha sucesso sem mudanças ou intervenções significativas.

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