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UK aprova o contrato para o radar AESA ECRS para o Typhoon

6 de julho de 2023
UK aprova o contrato para o radar AESA ECRS para o Typhoon. A Leonardo está desenvolvendo o ECRS Mk2 em suas instalações em Edimburgo, a sede do radar aéreo de combate no Reino Unido, e em Luton, onde a empresa conduz pesquisas avançadas de guerra eletrônica. Foto: BAE Systems.
UK aprova o contrato para o radar AESA ECRS para o Typhoon. A Leonardo está desenvolvendo o ECRS Mk2 em suas instalações em Edimburgo, a sede do radar aéreo de combate no Reino Unido, e em Luton, onde a empresa conduz pesquisas avançadas de guerra eletrônica. Foto: BAE Systems.

UK aprova o contrato para o radar AESA ECRS para o Typhoon. O Ministério da Defesa de Reino Unido (MoD UK) conceceu à BAE Systems e à Leonardo UK um contrato de £870 milhões, válido por cinco anos para atualizar os recursos de radar no caça multirole Typhoon da Royal Air Force (RAF) que incluí a instalação do European Common Radar System (ECRS) Mk2.

Em 2022 foi feito o compromisso de £2,35 bilhões para as atualizações da frota Typhoon da RAF. O acordo recém-anunciado é o primeiro contrato alocado desse investimento que se refere exclusivamente ao ECRS Mk2.

O ECRS Mk2 é um radar ativo de varredura eletrônica (AESA), capaz de detectar e rastrear múltiplas ameaças aéreas e terrestres, bem como conduzir operações de guerra eletrônica (EW), uma capacidade significativa adicionada aos Typhoons Tranche 3. O Reino Unido opera uma frota mista de Typhoons Tranche 1 (+ ou – 30), Tranche 2 (67) e Tranche 3 (40), com as aeronaves do Tranche 1 previstas para serem retiradas de serviço em 2025.

Conforme o comunicado do governo do Reino Unido, o contrato de £870 milhões apoiará 600 empregos em todo o setor aeroespacial do país, incluindo 300 nas instalações de Leonardo em Edimburgo, 100 especialistas em guerra eletrônica nas instalações da empresa em Luton e 120 engenheiros nas instalações da BAE Systems em Lancashire.

Um protótipo do radar está passando por testes especializados no local da BAE Systems em Warton, Lancashire, há vários meses. O sistema deve passar por testes de voo em 2024. Além de fornecer o ECRS Mk2, o investimento total de £2,35 bilhões no Typhoon destina-se a fornecer à plataforma os recursos necessários para que ela permaneça operacional e relevante até 2040 e além.

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