

UK ainda não definiu o número de drones que irão operar junto com os AH-64E. Ainda não foi decidido quantos drones serão utilizados com junto aos Boeing AH-64E Apache do Army Air Corps do British Army.
O Ministério da Defesa do Reino Unido confirmou que ainda não foi tomada nenhuma decisão sobre quantas Land Autonomous Collaborative Platforms (LACP) poderão ser adquiridas para operar em conjunto com os helicópteros AH-64E Apache do Exército Britânico, no chamado Projeto NYX.
Segundo o Ministério da Defesa, o projeto Plataforma Colaborativa Autônoma Terrestre (LACP — Land Autonomous Collaborative Platform) seria um sistema aéreo não tripulado (UAS) operando de forma “altamente autônoma, comandada, não controlada” capaz de realizar diversos tipos de missões em ambientes contestados. Essas missões incluem “reconhecimento, aquisição de alvos, ataque, neutralização de contramedidas e integração com Efeitos Lançados”.

50 Boeing AH-64E Apache foram adquiridos para fornecer uma capacidade de ataque de última geração ao British Army, que será um elemento-chave da aviação do exército nas próximas décadas. Foto: MoD UK.
O ministro da Defesa, Luke Pollard, afirmou que o Projeto NYX é um programa demonstrativo destinado a validar o conceito de uma Plataforma Colaborativa Autônoma Terrestre, e que as decisões de aquisição só serão tomadas após a conclusão dos testes. Pollard confirmou que “nenhuma decisão foi tomada em relação ao número de plataformas; isso dependerá da evolução das estratégias e dos requisitos”, acrescentando que a conclusão da fase de demonstração orientará qualquer aquisição futura.
O ministro afirmou que a competição para o Projeto NYX iniciou formal em 28 de novembro de 2025 com a divulgação de um Questionário de Pré-Qualificação. Ele confirmou que o Edital de Licitação será publicado na semana que começa em 12 de janeiro de 2026 e se encerrará em 27 de fevereiro de 2026.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS