UCRÂNIA: vídeo mostra MiG-29 decolando em meio aos bombardeios O conflito na Ucrânia está sendo coberto praticamente ao vivo, graças à internet e aos smartphones que muitos civis e militares levam consigo. Mais um vídeo surgiu na semana passada, mostrando o dia-a-dia de algumas unidades de combate da Força Aérea Ucraniana (UAF).
Possivelmente gravado pelo celular de um militar, sem data e localização especificadas, o vídeo mostra aparentemente uma área rural na Ucrânia, sendo bombardeado pela artilharia russa, com densas colunas de fumaça no horizonte. Aproximadamente na metade da filmagem, surge um MiG-29 decolando, provavelmente para escapar dos ataques que se aproximam. Apesar da baixa qualidade da filmagem, é possível observar a camuflagem “pixelada” do caça, similar à usada pelos jatos da UAF.
A veracidade do vídeo não é completamente conhecida, mas aparentemente parece ser autêntico, diferentemente de muitos outros que supostamente mostravam cenas de combates na Ucrânia, mas que simplesmente foram extraídos de jogos de videogames altamente realísticos.
Voltando ao vídeo em questão, muios especialistas concordam que ele pode ter sido feito nos primeiros dias após a invasão russa, quando os ataques aos aeródromos ucranianos, bem com à sua aviação, eram mais intensos.
É possível que o Fulcrum não estivesse operando em um aeródromo, mas a partir de uma rodovia. Conforme publicamos anteriormente (leia detalhes aqui), nas primeiras horas da guerra, as unidades de caças ucranianas foram retiradas às pressas das suas Bases Aéreas, e deslocados para fora dos maiores aeroportos, com objetivo de evitar a destruição pelos russos.
Essa possibilidade é altamente provável, já que a Força Aérea Ucraniana treina regularmente operações em “rodopistas”, uma vez que os Fulcrum são projetados com alguns recursos para esse tipo de operação Muitas aeronaves desenvolvidas russo-soviéticas, como os MiG-29, são equipadas com uma cobertura ventilada que abaixa as suas entradas em velocidades de pouso para evitar a ingestão de objetos estranhos no motor, quando operando em áreas não preparadas, como uma rodovias e campos.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO