Recentemente a fabricante de motores ucraniano Motor Sich e o Governo Chinês, assinaram um contrato no valor de US$ 800 milhões, para o fornecimento de 400 motores AI-332. A notícia foi divulgada pelo site ucraniano Defence Express.
O AI-332 é um moderna família de motores turbofan, de porte reduzido e otimizado para equipar aeronaves de treinamento avançado e caças leves das categorias Hongdu JL-10 e Yakolev Yak-130. Originalmente designado AI-222, eles equiparam os treinadores russos YAK-130, porém após o conflito da Criméia, os dois países cortaram relações comerciais, e consequentemente a Rússia passou a produzir os seus próprios motores sem a participação da ucraniana.
Por sua vez, a ucraniana Motor Sich seguiu o desenvolvimento dos motores, com a colaboração da Ivchenko Progress, e chegou ao alto padrão da moderna família AI-332, de alta confiabilidade, baixo nível de ruído e emissão de gases, pequena assinatura infravermelha, equipadas com sistema de controle computadorizado FADEC, baixo custo e com empuxo máximo de 2500 kg.
O bimotor Hongdu JL-10 (ou L-15 Falcon para exportação) é um treinador avançado (LIFT), supersônico, baseado no design do russo Yak-130. A aeronave selecionada Força Aérea do Exército de Libertação do Povo (PLAAF) e pela Força Aeronaval da Marinha da China (PLANAF) como a sua nova aeronave de treinamento avançado, sendo a última etapa da preparação dos cadetes antes de prosseguir para voos de conversão em suas unidades de combate.
Estão sendo desenvolvidas diferentes versões do L-15, como para treinamento avançado e ataque leve com sete hard points. A versão L-15B é uma aeronave desenvolvida para combate aéreo e ataque ao solo, com nove hard points e motor com pós-combustor AI-332F, com o qual a China pretende dominar parte do mercado.
Kiev demonstra preocupação por conta de uma possível sanção Americana ao País, por conta deste contrato de venda entre a estatal ucraniana e Pequim. Por outro lado, a atual situação da economia ucraniana é tão delicada, que o Governo não pode se dar ao luxo de perder um contrato de exportação deste tamanho.
@FFO