Ucrânia: usina nuclear foi alvo de drones kamikazes. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, afirmou que uma usina nuclear ucraniana foi o alvo provável de um ataque noturno de drones russos kamikazes no oeste da Ucrânia, que feriu 20 pessoas.
O Ministério da Energia disse anteriormente no Telegram que as janelas dos edifícios administrativos e laboratoriais foram danificadas como resultado da explosão.
“É provável que o alvo desses drones tenha sido a central nuclear de Khmelnytskiy. A onda de choque da explosão quebrou janelas, inclusive nas instalações da central nuclear”, disse Zelenskiy em 25 de outubro em seu discurso noturno em vídeo. Zelenskiy acrescentou que cada ataque russo, “especialmente aqueles que são suficientemente ousados para atingir centrais nucleares e outras instalações críticas, serve como argumento de que a pressão sobre o Estado terrorista (Rússia) é insuficiente”.
As linhas de energia também foram danificadas, acrescentou o ministério, colocando mais de 1.800 clientes nas cidades de Netishyn e Slavuta em risco de cortes de energia. Ambas as cidades ficam a poucos quilômetros da central nuclear de Khmelnytsky.
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) disse que seus especialistas presentes na usina disseram que as sirenes de ataque aéreo dispararam à 1h26, horário local, sendo seguidas no final da manhã pelo som de duas fortes explosões.
Os especialistas da AIEA foram informados de que dois drones foram abatidos — um a cerca de 5 quilômetros da central e outro a cerca de 20 quilômetros de distância. “Este incidente sublinha mais uma vez a situação extremamente precária da segurança nuclear na Ucrânia, que continuará enquanto esta guerra trágica continuar”, disse o diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi. “O fato de inúmeras janelas do local terem sido destruídas mostra o quão perto estava. Da próxima vez, poderemos não ter tanta sorte”.
Em Slavuta, um prédio usado por uma unidade de bombeiros e resgate e outro por um departamento de polícia foram atingidos pela onda de choque, disse o ministro do Interior, Ihor Klymenko, no Telegram. Os residentes relataram que vários edifícios altos foram danificados; em particular, as janelas das pessoas foram quebradas, conforme o Serviço Ucraniano da RFE/RL. O prefeito da cidade, Vasiliy Sydor, disse que 20 pessoas ficaram feridas em Slavuta como resultado do ataque.
O Instituto para o Estudo da Guerra (ISW) afirmou num relatório datado de 24 de outubro que a Rússia parece estar a depender mais de drones produzidos internamente, mais baratos e mais leves, em vez de drones Shahed fabricados no Irã. Os ataques com drones suicidas tem se intensifica, porém, sem conseguir atingir com força alvos estratégicos, o que não significa que não sejam potencialmente perigosos.
Fonte: Reuters
@CAS