Ucrânia usa Su-24 para lançar mísseis MBDA Storm Shadow. A Força Aérea Ucraniana (UAF) está usando suas aeronaves de ataque Sukhoi Su-24 “Fencer” como plataforma de lançamento dos mísseis de cruzeiro MBDA Storm Shadow, recentemente recebidos do Reino Unido. Esta informação foi revelada em 24/05 pelo ministro da Defesa ucraniano, Oleksii Reznikov, através de uma fotografia publicada nas suas redes sociais.
A imagem em questão mostra um Su-24 da UAF transportando um Storm Shadow em um dos seus hardpoints subalar. Além da fotografia, o ministro Reznikov disse: “Fiquei feliz em receber [o ministro da Defesa do Reino Unido] Ben Wallace em Kiev. Tivemos uma discussão muito significativa focada nas prioridades para aumentar as capacidades de defesa da Ucrânia, particularmente no fornecimento de armas de longo alcance como o Storm Shadow.”
A postagem de Reznikov foi a primeira confirmação oficial sobre o uso dos Su-24 como plataforma de lançamentos para os Storm Shadow. A revelação de Reznikov veio cerca de duas semanas depois que Wallace anunciou em 11 de maio que o Reino Unido estava doando mísseis de cruzeiro Storm Shadow para a Ucrânia. Seu primeiro uso operacional relatado ocorreu poucos dias depois, na cidade ucraniana de Luhansk, ocupada pela Rússia.
Por sua vez, o ministro britânico Wallace não forneceu nenhuma informação sobre o uso e quantidades de Storm Shadow entregues à Ucrânia. Ele apenas disse que os mísseis de cruzeiro convencionais permitiriam que as forças armadas ucranianas repelissem as forças russas localizadas noi seu território.
O pessoal da Ukraine Weapons Tracker conseguiu a imagem com maior qualidade, autografada pelo ministro britânico (foto que abre essa postagem). De acordo com eles, este Su-24MR, código “Amarelo 70”, passou por uma atualização em 2018 e, atualmente é operado pela 7ª Brigada de Aviação Tática da Força Aérea Ucraniana.
O site The Drive chama a atenção sobre a possibilidade da imagem ter sido manipulada digitalmente, apenas para mostrar o Storm Shadow sendo transportado pelo Su-24. “Não está claro se a foto é autêntica de um Su-24 em missão com o Storm Shadow logo após a decolagem, ou fez apenas uma passagem baixa, com os trens de pouso recolhidos, para fotos transportando o míssil”, disse o editor, que também salienta que os Su-27 também possam estar sendo usados com o míssil britânico.
O MBDA Storm Shadow / SCALP é um míssil convencional de lançamento aéreo e longo alcance, projetado para eliminar alvos fixos ou estacionários de alto valor. Capaz de operar em condições extremas, esse míssil oferece uma capacidade de ataque profundo altamente flexível baseada em um sofisticado sistema de planejamento de missão. O Storm Shadow foi colocado em operação em 2003 pela Royal Air Force e a Força Aérea Francesa no Golfo, Iraque e Líbia.
@FFO