Ucrânia: TV russa mostra o An-225 Mriya completamente destruído. Após muitas especulações sobre a real situação do gigante Antonov 225 Mriya, uma equipe de televisão estatal russa mostrou o que muitos já esperavam: o maior avião do mundo está severamente destruído! A reportagem entrou no Aeroporto de Gostomel, atualmente controlado pelos militares russos, e mostrou a área da companhia aérea Antonov Airlines, proprietária do An-225.
No vídeo é possível ter uma noção de como está a área, principalmente os hangares da Antonov, depois de dias de intensos combates entre os invasores russos e as tropas de defesa ucranianas. A TV estatal de Moscou mostrou uma cena de caos e destruição no pátio da Antonov, e a repórter faz questão de mostrar os dois maiores hangares bastante danificados, chamando a atenção para o que sobrou do gigante An-225 Mriya.
Não há muito o que falar, pois as imagens mostram a situação que ficou o maior jato de transportes já construído. Os danos principalmente na parte dianteira da fuselagem são severos, e qualquer eventual trabalho de reconstrução no futuro, deverá ser economicamente inviável.
Apesar de estar sob o controle russo, na reportagem a jornalista diz que não é seguro caminhar pelo pátio do aeroporto, pois podem haver bombas não detonadas. Ela ainda afirma que os hangares – e o An-225 Mriya – teriam sido alvejados pela artilharia ucraniana.
Гостомель, 25 или 26 фев
Quando começaram os ataques à Gostomel, em 27/02, a Antonov Airliines divulgou uma nota informando que o An-225 estava “hangarado” para manutenção em um motor, e que os técnicos tentaram concluir a revisão para retirar o jato do local, o que não foi possível. Depois a empresa disse que a situação do An-225 era desconhecida, e que somente após uma vistoria, poderiam avaliar as condições do jato.
Mesmo sem a palavra oficial do seu proprietário, essas imagens esclarecem as dúvidas: infelizmente o único An-225 Mriya em operação no mundo foi destruído.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO