Ucrânia: Turquia envia UCAV TB2 adicionais. A Turquia transportou mais veículos aéreos de combate não tripulados Baykar Bayraktar TB2 (UCAV – Unmanned Combat Aerial Vehicles) para a Ucrânia. O ministro da Defesa ucraniano, Oleksiy Reznikov, disse no dia 2 de março que novos TB2 prontos para combate chegaram ao país como parte de um pacote mais amplo de assistência militar internacional.
“A quantidade de ajuda que estamos recebendo está aumentando […]. A Ucrânia já [recebeu] e [colocou] em espera de combate novos [UCAVs Bayraktar]”, anunciou Reznikov. A declaração do ministro seguiu rumores de uma entrega de novos TB2s da Turquia depois que uma aeronave de transporte Airbus A400M da Força Aérea Turca foi rastreada voando de Ancara para a Polônia em 1º de março. Antes da invasão russa, a Ucrânia era conhecida por ter recebido seis TB2 da Turquia. O ministro não disse quantos TB2 adicionais foram entregues.
O TB2 é o único UCAV em serviço na Ucrânia, sendo usado pela primeira vez pelo país em outubro de 2021, quando um obus separatista D-30 122 mm na região de Donbass foi alvejado e destruído. Imagens divulgadas pelo governo ucraniano desde o lançamento das operações ofensivas russas em 24 de fevereiro mostraram que os TB2 estiveram fortemente envolvidos nos combates, destruindo vários veículos terrestres, incluindo sistemas de mísseis terra-ar Buk.
O TB2 é UCAV de média altitude e longa duração (MALE) que foi desenvolvido para fornecer ao Exército turco uma inteligência tática, vigilância, aquisição de alvos e capacidade de reconhecimento. Ele tem 6,5 m de comprimento e 12 m de envergadura. Com peso máximo de decolagem de 630 kg, o veículo aéreo pode transportar até 55 kg em sistema de missão e/ou carga útil de armas. O TB2 uma velocidade de cruzeiro de 70 nós, um alcance de 150 km, uma autonomia de 24 horas e um teto de serviço de quase 30.000 pés.
@CAS