Ucrânia: Suécia vincula transferência de Gripens com sua entrada na OTAN. A Suécia tem sinalizado fortemente com a possibilidade de transferir caças Saab JAS39 Gripen C/D para a Ucrânia, mas vincula essa ação a sua entrada na OTAN. O Ministro da Defesa sueco, Pål Jonson, anunciou ontem (06/10) a oferta dos jatos como parte de um conjunto mais amplo de apoio militar sueco à Kiev.
“Anunciamos hoje o 14º pacote de apoio militar da Suécia para a Ucrânia, com o valor de aproximadamente US$ 200 milhões. O governo também orientou as Forças Armadas para avaliar as condições para uma possível transferência de caças JAS 39 Gripen à Ucrânia. Este repasse estaria condicionado primeiramente à adesão da Suécia na OTAN”, disse Jonson.
Conforme observado por Jonson, o estudo será apresentado até 06 de novembro, quando o General Per Micael Bydén, Comandante Supremo das Forças Armadas Suecas, entregará ao parlamento o seu relatório para o novo projeto de lei de defesa.
Esta informação poucos dias depois da mídia sueca informou que pilotos ucranianos foram autorizados pelo governo para realizar visitas técnicas visando conhecer a operação do Saab Gripen C/D nas bases aéreas da Força Aérea Sueca, visando uma possível transferência.
@FFO