Ucrânia: Su-34 entra na guerra. O avião de ataque Sukhoi Su-34 ‘Fullback’ foi visto operando sobre a Ucrânia pela primeira vez em 28 de fevereiro. Um vídeo que mostra ao menos um Su-34 sobrevoando a região de Kharkiv foi postada online. O autor da filmagem observa que pelo menos sete dessas aeronaves já haviam sobrevoado antes do momento em que ele começou a filmar.
O Su-34 é uma aeronave de ataque de longo alcance, que foi projetada como um substituto para o Su-24 ‘Fencer’ para das Forças Aeroespaciais Russas (VKS). O Su-34 está equipado com 12 hardpoints para o transporte de uma variedade de armamento ar-superfície e ar-ar para uma variedade de bombas convencionais e inteligentes. Segundo listas de ordem de batalha, o VKS possui pelo menos 125 Su-34 em serviço em três Regimentos de Aviação: 277º Regimento de Aviação de Bombardeiros em Komsomolsk-Khurba no Extremo Oriente, o 559º Regimento de Aviação de Bombardeiros em Morozovsk, na região de Rostov, perto da Ucrânia, e o 47º Regimento Independente de Aviação Mista em Voronezh-Baltimor, também perto da Ucrânia.
Kharkiv, a segunda maior cidade ucraniana tem sido algo de constantes ataque, nestes sete dia de conflito. Ataques de todas a ordens, que incluem artilharia, naval, mísseis de cruzeiro e aéreos, o que passou a incluir os Su-34. Não é a primeira guerra do Su-34. Ele tem sido usado na Síria nos últimos anos.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS