Ucrânia: Su-25 russo atingido por MANPADS retorna à base. O Ministério de Defesa da Rússia divulgou ontem (14/03), imagens de um bombardeiro Sukhoi Su-25SM Frogfoot, que retornou de uma missão de ataque na Ucrânia, após sofrer avarias causadas por disparo de um sistema portátil de defesa-aérea do tipo MANPADS (Man-Portable Air-Defense Systems).
As imagens divulgadas pelas autoridades russas mostram o Su-25 bastante danificado, com diversas perfurações na fuselagem e o motor da direita completamente destruído. Mesmo com tamanhas avarias, o piloto da Força Aerospacial Russa (RF VKS), conseguiu trazer o jato de volta para a sua base operacional na Belarus.
Um pequeno texto explicou que o jato (cujas marcas de identificação foram cobertas no vídeo), estava voando como Ala com outro Su-25, pilotado pelo Tenente-Coronel Denis Litvinov. Durante a missão de combate na “zona de operação militar especial” (lembrando que a Rússia não denomina a invasão do território ucraniano de guerra), o Su-25 (Nr. 2) foi atingido por um disparo de MANPADS ucraniano.
De acordo com as informações do MD russo, um segundo míssil foi disparado pelos ucranianos contra o Su-25 do Ten Cel Litvinov (Líder da Esquadrilha), que estava oerecendo cobertura para o seu Ala atingido, mas conseguiu se evadir do segundo míssil utilizando flares de autoproteção.
Após avaliar a situação, o piloto do Su-25 Nr. 2 atingido, decidiu não abandonar o jato, desligando o motor danificado para o retorno até a base. Segue a descrição: “Durante a aproximação para o pouso, o piloto do Su-25 avariado relatou falhas nos sistemas de controle e nos aviônicos, mas conseguiu pousar graças à assistência prestada pelo Líder da Esquadrilha que o acompanhava. O pouso foi sem intercorrências. Graças às ações de sangue frio e habilidosas do piloto Denis Litvinov, ele conseguiu salvar a vida de seu amigo e do avião de combate. Ambos os pilotos são apresentados para condecorações do Estado”, finalizou o relato.
Em operação desde 1975, o projeto soviético Su-25 “Frogfoot” é um jato de ataque ao solo e de suporte aéreo aproximado, amplamente reconhecido por sua grande capacidade de resistência em combate, com dezenas de relatos de pousos bem sucedidos após ser atingido em missões.
Considerado um equivalente ao A-10 Thunderbolt II dos EUA, o “Frogfoot” (código OTAN) pode transportar cerca de quatro toneladas de armamentos, como mísseis anti-radar, bombas guiadas e foguetes, além de ser equipado com canhão duplo de 30 mm.
@FFO
Um vídeo feito por um piloto russo mostra sua própria ejeção de um Sukhoi Su-25SM Frogfoot durante uma missão de combate em território ucraniano. As imagens foram inicialmente publicadas pelo canal russo Fighterbomber nas suas contas no Telegram e Youtube, e se espalhou nas redes sociais.
Em "Notícias"
Em 31 de maio, as Forças Armadas da Lituânia (Lietuvos ginkluotosios pajžgos) receberam os mísseis do tipo Bolide para seu sistema de defesa aérea portátil de curto alcance Saab RBS-70 (MANPADS), visando melhorar a eficiência de sua defesa aérea.
Em "Notícias"
A empresa russa Rosoboronexport JSC, parte do grupo estatal Rostec, está apresentando um grande portfólio com produtos de fabricantes nacionais de defesa no Egypt International Airshow 2024, evento que ocorre entre os dias 03 e 05/09 no Aeroporto Internacional de El Alamein, no Egito.
Em "Notícias"