• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Ucrânia: Su-25 russo atingido por MANPADS retorna à base

15 de março de 2022
Ucrânia: Su-25 russo atingido por MANPADS retorna à base (Fonte: MD russo).
Ucrânia: Su-25 russo atingido por MANPADS retorna à base (Fonte: MD russo).

Ucrânia: Su-25 russo atingido por MANPADS retorna à base. O Ministério de Defesa da Rússia divulgou ontem (14/03), imagens de um bombardeiro Sukhoi Su-25SM Frogfoot, que retornou de uma missão de ataque na Ucrânia, após sofrer avarias causadas por disparo de um sistema portátil de defesa-aérea do tipo MANPADS (Man-Portable Air-Defense Systems).

As imagens divulgadas pelas autoridades russas mostram o Su-25 bastante danificado, com diversas perfurações na fuselagem e o motor da direita completamente destruído. Mesmo com tamanhas avarias, o piloto da Força Aerospacial Russa (RF VKS), conseguiu trazer o jato de volta para a sua base operacional na Belarus.

O estado que ficou o Su-25SM após ser atingido pelo disparo do MANPADS ucraniano (Fonte: MD russo).
O estado que ficou o Su-25SM após ser atingido pelo disparo do MANPADS ucraniano (Fonte: MD russo).

Um pequeno texto explicou que o jato (cujas marcas de identificação foram cobertas no vídeo), estava voando como Ala com outro Su-25, pilotado pelo Tenente-Coronel Denis Litvinov. Durante a missão de combate na “zona de operação militar especial” (lembrando que a Rússia não denomina a invasão do território ucraniano de guerra), o Su-25 (Nr. 2) foi atingido por um disparo de MANPADS ucraniano.

De acordo com as informações do MD russo, um segundo míssil foi disparado pelos ucranianos contra o Su-25 do Ten Cel Litvinov (Líder da Esquadrilha), que estava oerecendo cobertura para o seu Ala atingido, mas conseguiu se evadir do segundo míssil utilizando flares de autoproteção.

Os pilotos deverão ser condecorados pelo governo (Fonte: MD russo).

Após avaliar a situação, o piloto do Su-25 Nr. 2 atingido, decidiu não abandonar o jato, desligando o motor danificado para o retorno até a base. Segue a descrição: “Durante a aproximação para o pouso, o piloto do Su-25 avariado relatou falhas nos sistemas de controle e nos aviônicos, mas conseguiu pousar graças à assistência prestada pelo Líder da Esquadrilha que o acompanhava. O pouso foi sem intercorrências. Graças às ações de sangue frio e habilidosas do piloto Denis Litvinov, ele conseguiu salvar a vida de seu amigo e do avião de combate. Ambos os pilotos são apresentados para condecorações do Estado”, finalizou o relato.

Dois Su-25 russos (note o “Z” na cauda) voando sobre Donetsk na segunda-feira (14/03) – Fotos: @donetsk2022.

Em operação desde 1975, o projeto soviético Su-25 “Frogfoot” é um jato de ataque ao solo e de suporte aéreo aproximado, amplamente reconhecido por sua grande capacidade de resistência em combate, com dezenas de relatos de pousos bem sucedidos após ser atingido em missões.

Considerado um equivalente ao A-10 Thunderbolt II dos EUA, o “Frogfoot” (código OTAN) pode transportar cerca de quatro toneladas de armamentos, como mísseis anti-radar, bombas guiadas e foguetes, além de ser equipado com canhão duplo de 30 mm.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login