Ucrânia solicitou oficialmente os F-16AM/BM da RNLAF. A Ministra da Defesa da Holanda, Kaisa Olongren, disse que o Governo da Ucrânia enviou um pedido oficial ao país para a entrega de caças Lockheed Martin/Fokker F-16AM/BM da Royal Netherlands Air Force (RNLAF), visando o esforço de guerra contra os russos.
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu “asas para a liberdade” a nós, disse Olongren, que complementou dizendo que o pedido é compreensível, mas não é fácil ser implementado. “Precisamos discutir o fornecimento do F-16 com os americanos e outros aliados. E temos que pensar seriamente nas consequências; não pode acontecer da noite para o dia. Temos que ser honestos sobre isso”, enfatizou a ministra.
Antes que a Força Aérea Ucraniana possa usar aeronaves de combate, os militares terão que passar por treinamento, disse ela. A ministra lembrou que os F-16 fazem parte do sistema de defesa dos Estados Unidos, portanto o governo dos EUA deve dar permissão para sua entrega, liberando o “end user”. Algo que os holandeses não tem certeza que os americanos estão, hoje, dispostos a fazer.
No futuro, a Ucrânia pode se tornar um dos países que usam o F-16, disse Olongren. “A Ucrânia nunca mais poderá comprar caças russos”, concluiu.
O ministro das Relações Exteriores da Holanda, Wopke Hoekstra, disse anteriormente que as autoridades do país considerariam o fornecimento de caças F-16 se Kiev os solicitasse. Ele enfatizou que a Holanda é aberta e “não há tabus”. Simultaneamente, a Alemanha e os Estados Unidos anunciaram anteriormente que não forneceriam aeronaves de combate à Ucrânia. Isto pode criar impasse para o end user para os F-16AM/BM da RNLAF.
Autoridades britânicas estão atualmente considerando a possibilidade de fornecer aeronaves de combate à Ucrânia, incluindo caças. Isso foi afirmado pelo gabinete do primeiro-ministro do Reino Unido, Sr. Rishi Sunak. O Reino Unido, pode transferir algumas aeronaves antigas de sua própria produção para a Ucrânia.
Em 31 de janeiro, o ministro da Defesa da França, Sébastien Lecornu, disse em uma coletiva de imprensa conjunta com o ministro da Defesa da Ucrânia, Alexy Reznikov, em Paris, que não há tabus na entrega de caças a jato para Kiev. “Só temos três critérios”, disse Lecorneau, acrescentando que esses critérios já haviam sido expressos pelo presidente francês Emmanuel Macron. Esses incluíam que o equipamento não tocaria o solo russo, não levaria a uma escalada de tensões na Europa e não “enfraqueça as capacidades da Força Aérea Francesa”.
@CAS