UCRÂNIA: registrado primeiro dogfight entre drones. Um combate aéreo entre dois drones foi registrado sobre a Ucrânia pela primeira vez. O vídeo disponibilizado nas redes sociais mostra um drone comercial usado pelos russos sendo destruído por um drone ucraniano.
O vídeo foi originalmente publicado no Twitter do jornalista ucraniano Serhiy Pritula, que anteriormente organizou uma campanha de financiamento coletivo para adquirir drones de combate turco Bayraktar TB2 para as forças armadas ucranianas.
Conforme Pritula, o combate aéreo envolveu dois drones quadricópteros comerciais modelo DJI Mavic. O filme foi gravado pelo drone ucraniano e mostra o engajamento e a destruição do inimigo russo. Especialistas afirmam que esta foi a primeira vez na história que foi observado um combate aéreo, ou “dogfight”, envolvendo aeronaves não tripuladas (UAV).
O clipe foi postado nas mídias sociais do jornalista em 13 de outubro e não foi verificado, mas analistas afirmam que mas a paisagem é bastante consistente com o campo de batalha ucraniano.
Os quadricópteros DJI Mavic estão amplamente disponíveis no mercado em todo o mundo. O modelo é muito popular entre as forças armadas ucranianas e russas, bem como várias formações de voluntários e paramilitares que participam da guerra.
Abaixo outro registro de combate na Ucrânia envolvendo drones
O vídeo feito no Oblast de Zaporizhia mostra quando um drone quadricóptero ucraniano filma um UAV russo do tipo hexacóptero carregando granadas. As imagens são recebidas por militares ucranianos em solo, que utilizam seus MANPADS para destruir completamente o inimigo russo
A guerra na Ucrânia está sendo marcada pelo uso intenso de sistemas não tripulados por ambos os lados. Seu uso cobre uma série de missões operacionais, incluindo vigilância e direcionamento, ataque de longo alcance e até lançamento de granadas em forças terrestres. Como já mostramos aqui, modelos semelhantes de veículos aéreos não tripulados também são equipados com explosivos que podem ser lançados sobre alvos, transformando esses dispositivos relativamente baratos em bombardeiros improvisados.
@FFO