Ucrânia recebeu segundo lote de caças F-16 da Dinamarca. A Força Aérea Ucraniana (UAF) recebeu o segundo lote de caças F-16 Fightning Falcon transferidos pela Dinamarca. A informação foi confirmada pelo Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, no sábado (07), salientando que os jatos de combate já estão no seu País.
“Este é um exemplo de liderança na defesa de vidas que distingue a Dinamarca”, disse o
presidente ucraniano, que destacou o grande serviço que essas aeronaves de combate irão prestar na defesa do seu país, embora tenha aproveitado para lamentar que outras nações não sigam o exemplo dinamarquês.
O presidente ainda disse que os seis F-16 recebidos no primeiro lote entregue em julho deste ano pela Dinamarca, estão em plena atividade nos céus do País, protegendo a população e a infraestrutura ucraniana dos mísseis russos. “Agora o nosso escudo aéreo está sendo reforçado. Se todos os nossos aliados estivessem igualmente determinados, já teríamos conseguido tornar o terror russo impossível”, enfatizou Zelensky.
Em 26 de agosto, a UAF perdeu um caça F-16AM em combate, causando a morte do seu piloto, o Tenente Coronel Oleksiy Mes (30 anos). Informações não oficiais teriam relatado que o jato pode ter sido atingido por “fogo amigo” durante uma missão de defesa aérea. Uma investigação ainda está em andamento para determinar as causas da queda.
Em setembro, o ministro da Defesa dinamarquês, Troels Lund Poulsen, anunciou que o antes do final deste ano, o governo do seu País iria transferir o segundo lote de caças F-16 para Kiev. Por questões de segurança, a data exata não foi divulgada. No total, a Dinamarca se comprometeu entregar 19 caças para as Forças Armadas Ucranianas.
A Ucrânia receberá um total de 85 caças F-16 usados, doados pela Holanda, Bélgica, Dinamarca e Noruega. A maioria deles pertence à versão F-16AM/BM Block 15, que foram melhorados com itens do Block 70/72. Estas aeronaves fazem parte do pacote de apoio da OTAN à Kiev, que também inclui formação dos pilotos ucranianos.
@FFO